O que é a tal volatilidade do mercado?
-
Nicholas McCarthy, CIO do Itaú Unibanco: Brasil pode se beneficiar com efeitos do tarifaço de Trump
-
'Não consigo apostar contra bolsa americana', diz gestor que vê dólar dominante por 50 anos
-
'Melhor ficar aplicado em juros neste momento', diz gestor de R$ 12,7 bilhões; saiba como turbinar sua renda fixa
No noticiário de economia, a gente sempre ouve a palavra volatilidade. Especialmente quando o assunto são as ações e o mercado financeiro. Mas o que é isso?
Sendo bem direto: volatilidade é tudo o que pode mudar a qualquer momento. Que um dia o tal mercado pode estar em alta e, no dia seguinte, pode estar em baixa. Às vezes, isso acontece no mesmo dia ou no intervalo de algumas horas.
Todos os investimentos têm volatilidade
Vou dizer para vocês que eu me identifico bastante. Tem hora que eu quero emagrecer, virar o Paulo Zulu, mas meia hora depois, só quero fazer maratona de Os Simpsons. Dá para perceber qual foi a minha escolha, né? Essa é a minha volatilidade.
Todos os investimentos são voláteis, sem exceção. Alguns são menos, como a renda fixa, outros mais. Por isso, sempre estude antes de fazer qualquer investimento. Agora me dá licença que vou treinar pro Iron Man. Ou não.
Quer saber como lidar com a volatilidade do mercado? Então veja a Entrevista da Semana, com a nossa editora-executiva, Anne Dias!
Blinde seus investimentos com ações defensivas
Apesar do sobe e desce de muitos investimentos, você sabia que existem ativos de renda variável que são mais imunes às turbulências dos mercados? Renda variável blindada? Isso mesmo, são as ações defensivas!
Como a gente já sabe, pandemia, guerra na Ucrânia, inflação mundial e eleições no Brasil têm derrubado as bolsas de valores , as criptomoedas e um monte de outros investimentos em todo o mundo. Mas tem alguns investimentos que são melhores que outros. Mesmo em ações. Sabe por quê? Porque existem ações de empresas que atuam em áreas fundamentais, como as serviços essenciais. Esses papéis seguem bem, faça chuva ou faça sol.
E para entender melhor quais são essas empresas, e como organizar elas na sua carteira, Anne Dias, editora-executiva da IF, conversa com Gilvan Bueno, que é gerente educacional da Órama Investimentos. Ele atua no mercado de 2009 e já passou pela Genial, BTG Pactual, XP investimentos e pelo Banco Itaú.
Aperte o play acima e veja a entrevista completa!
Leia a seguir