BCE: Lagarde reitera que juros vão subir até inflação voltar à meta

'Nosso objetivo não é reduzir crescimento ou causar recessão, mas garantir estabilidade de preços'

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quarta-feira (28) que a autoridade monetária europeia deve seguir apertando sua política para garantir que a inflação volte a atingir a meta de 2% no médio prazo.

“Estabilidade de preços é o objetivo principal do BCE”, disse. “Nosso foco não é reduzir crescimento, não é colocar as pessoas em uma situação ruim ou criar uma recessão. Mas manter a estabilidade de preços, e se não garantirmos isso, a economia será mais prejudicada”, afirmou durante fórum econômico organizado em Frankfurt pelo think tank Atlantic Council.

Ela acrescentou que o primeiro foco dos aumentos de juros será atingir a taxa neutra, que não estimula nem desacelera o crescimento.

Mais cedo nesta semana, em depoimento ao Parlamento Europeu, Lagarde já havia dado essa orientação, dizendo que se chegar ao nível neutro e o objetivo não for alcançado, o BCE terá que continuar seu trabalho, o que indica que a autoridade monetária europeia não descarta a possibilidade de ir para um território mais restritivo com suas taxas de juros.

Durante sua apresentação nesta quarta, Lagarde também reforçou que há uma diferença entre a inflação europeia e a inflação americana. Segundo ela, a elevação de preços na Europa é muito mais resultado dos problemas de energia, enquanto nos Estados Unidos, esse peso é um pouco menor.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas