Como montar uma carteira de ações focada em dividendos?

Essa é uma estratégia que vem conquistando cada vez mais investidores — especialmente em momentos de maior cautela no mercado

Em algum momento, você pode já ter pensado em montar uma carteira de investimentos que, além de se valorizar com o tempo, também gere uma renda recorrente. Um dos meios para ter esse tipo de investimento é via carteiras de ações com foco em dividendos, uma estratégia que vem conquistando cada vez mais investidores — especialmente em momentos de maior cautela no mercado.

Reforçando conceito, dividendos são parcelas do lucro das empresas distribuídas aos seus acionistas. Quando você investe em uma ação que paga dividendos, está recebendo uma espécie de “participação” nos resultados da empresa — o que pode ser uma fonte de renda extra no portfólio.

A estratégia de investir em ações que pagam bons dividendos pode ser vantajosa para quem busca:

  • Complementar a renda mensal;
  • Reinvestir os dividendos para acelerar o crescimento da carteira;
  • Reduzir a volatilidade da carteira em momentos de mercado instável.

No Itaú, você encontra o apoio necessário para seguir essa abordagem por meio da Carteira Recomendada de Dividendos, elaborada por estrategistas do Itaú BBA que atualizam a composição (seleção das ações da carteira) conforme oportunidades de mercado.

Ela é uma porta de entrada para quem quer investir com foco em renda passiva, mas ainda não sabe por onde começar.

Até fim de março, a carteira acumulava uma rentabilidade de 7,1%, enquanto o Ibovespa avançava 6,1% no mesmo período. No acumulado de 2025 (primeiro trimestre), a diferença é ainda mais relevante: 18,2% de valorização da carteira, contra 8,3% do índice de referência.

Esse desempenho reforça como o foco em empresas sólidas e com boa política de distribuição pode gerar retornos consistentes ao longo do tempo.

A carteira atual é composta por 5 Ações de diferentes setores da economia, com uma boa diversificação: CPLE6 (Copel), SANB11 (Santander), PETR4 (Petrobras), DIRR3 (Direcional) e AURA33 (Aura Minerals).

Todas as ações têm peso igual de 20% na carteira, o que pode ajudar a diluir riscos e balancear o portfólio.

Como acompanhar a carteira de dividendos e investir com o Itaú

Pelo íon, o investidor tem acesso:

  • À carteira mensal de dividendos, divulgada mensalmente no Feed e disponível para investir de forma automatizada;
  • À Carta do Gestor, em que é possível analisar e entender o cenário atual do mercado de ações, além de possíveis mudanças nas carteiras recomendadas;
  • Caso contrate o serviço de forma automatizada, as trocas das ações são realizadas automaticamente, trazendo comodidade e tranquilidade, visto que será o mesmo timing da troca na Carta do Gestor.

Investir com foco em dividendos é mais do que buscar ganhos imediatos — é uma forma de gerar renda constante, proteger o patrimônio e construir um futuro financeiro mais sólido.

Acione seu especialista de investimentos ou entre em contato com nossa assessoria para realizar uma assessoria especializada, garantindo que a estratégia esteja adequada com seus objetivos financeiros.

Texto escrito por Pedro Dias para íon. Para ler outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas