Com IA, mercado vive melhor momento para investir em startups, diz Hernan Kazah, fundador da Kaszek

Investidor foi um dos fundadores do Mercado Livre e o primeiro a investir no Nubank, 'quando o banco era apenas uma apresentação no computador de David Vélez'

Empresas citadas na reportagem:

Apesar da turbulência gerada pela política econômica de Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, o fundador da Kaszek Ventures, Hernan Kazah, vê o atual cenário como “um grande momento para investir em startups” no Brasil.

Kazh é um dos grandes nomes da América Latina do venture capital, modalidade de investimento que destina recursos a empresas com alto potencial de crescimento.

Ele foi um dos fundadores do Mercado Livre e o primeiro a investir no Nubank, “quando o banco era apenas um power point no computador de David Vélez”.

Nesta terça-feira (29), Kazah disse que a inteligência artificial é o grande tema entre os investidores. Mas, apesar dela, há espaço para teses comprometidas com mudanças climáticas e fintechs.

“Os múltiplos estão muito bons para investir. Estamos investindo. Procuramos ótimos investidores e ótimos negócios”, afirmou.

Kazah esteve no Rio de Janeiro para participar de um painel sobre venture capital no Web Summit Rio 2025, evento de tecnologia e inovação que conta com a cobertura da Inteligência Financeira.

Apesar de afirmar que o momento é positivo para quem busca múltiplos, o investidor pondera que os fundos não estão tão agressivos como estavam durante a pandemia, entre 2020 e 2021.

“Naquela época, tinha muito mais apetite. Hoje, é um momento bom, mas um pouco mais calmo por parte dos fundos”, ele afirma.

O fundador da Kaszek pondera que muitos investidores ainda se sentem machucados com a algumas apostas malsucedidas daquele época.

“As estratégias não são iguais. Muitos fundos acharam melhor desinvestir e devolver o dinheiro para os investidores para seguirem menores”, diz.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas