Dividendos de BBSE3 ou CXSE3? Depois do 1º tri, analistas escolhem queridinha

Caixa Seguridade (CXSE3) se sai melhor que BB Seguridade (BBSE3) em balanço do 1º tri; mas qual das ações escolher pensando nos dividendos?

Tanto BB Seguridade quanto Caixa Seguridade anunciaram resultados mais fracos que o esperado para o primeiro trimestre de 2025. Como efeito, o anuncio não foi bem digerido. As ações BBSE3 e CXSE3 caem desde que os balanços foram anunciados. O setor de seguros como um todo se complica com a expectativa de queda de juros no radar. Assim, considerando que tanto BBSE3 quanto CXSE3 são ‘queridinhas’ do acionista que procura renda passiva via dividendos, quem deve se sair melhor neste ano?

Analistas nomeiam uma ação preferida no segmento de seguros. De um lado, a Brasilseg, que oferece a linha de seguros da BB Seguridade a produtores rurais, teve dificuldades com sinistralidade. A queda de prestamistas também assustou o mercado.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Do outro, a Caixa Seguridade registrou aumento de despesas operacionais que baixaram o resultado financeiro.

BBSE3 ou CXSE3: em qual investir pensando nos dividendos?

As ações da BB Seguridade (BBSE3) e Caixa Seguridade (CXSE3) dividem pódio na lista de ações preferidas dos investidores para receber dividendos.

Últimas em Renda variável

A queda de juros prevista para ainda este ano prejudica o lucro com emissões de prêmios para seguros habitacionais, agrícolas ou previdenciários. Ou seja, atinge as operações das duas empresas em cheio.

Mas uma delas desponta entre analistas quando o assunto é previsibilidade na distribuição: Caixa Seguridade (CXSE3). Especialistas consultados pela Inteligência Financeira dizem que preferem o papel da estatal, voltada para linhas de crédito e seguros em previdência e imobiliário, porque a empresa cresceu mais no primeiro trimestre do que BB Seguridade (BBSE3).

O que joga a favor de CXSE3?

Apesar da resposta negativa sobre as ações, o resultado da Caixa Seguridade agradou o UBS BB. O banco recentemente viu uma oportunidade para entrar no papel da Caixa Seguridade após o follow-on, assim como recomendou a compra dele.

O UBS BB projeta um valor em dividendo médio por ação da Caixa Seguridade (CXSE3) de 8,5% em 2025. E com viés de alta.

“Estimamos um dividend yield de 8,5% para 2025 e de 9,3% para 2026″, dizem o analista Kaio Prato e sua equipe, do UBS BB.

Por outro lado, o Goldman Sachs prevê um dividendo maior para a BB Seguridade, de 11% de yield, mas comenta que os resultados decepcionaram o mercado financeiro.

O braço de seguros do Banco do Brasil registrou ao final do trimestre uma sinistralidade total de 24% em seguros para lavoura, o maior nível em mais de dois anos. O Goldman cita esse fator como um dos principais riscos para o papel.

Do outro lado, Kaio Prado, do UBS BB, ressalta que a divisão de seguros da Caixa Econômica deve continuar crescendo em 2025 graças ao crédito imobiliário. A companhia fechou o 1º trimestre com ganho de R$ 398 milhões em prêmios de seguro habitacional.

Em uma carteira de dividendos, o analista Julio Souza Borba, da Bendorff Research, também prefere CXSE3 do que BBSE3.

Por fim, Vitor Oliveira e Silva, especialista em renda variável da Ável, destaca Caixa Seguridade como não apenas uma aposta em dividendos, mas de ganho de capital.

“Hoje Caixa Seguridade se encaixa nessas duas perspectivas: de lucro por ação melhor e distribuição de dividendos mais previsível”

Após os resultados, a Caixa Seguridade declarou um dividendo de R$ 930 milhões a ser distribuído em agosto.

BB Seguridade (BBSE3) tem ‘colchão de dividendos’ maior

Dentro do setor de seguros, a BB Seguridade (BBSE3) tem o chamado “colchão de dividendos” superior ao da rival estatal, diz Oliveira e Silva.

Mesmo com um primeiro trimestre avesso às expectativas de lucro do mercado, o braço de seguros do Banco do Brasil caminha para reverter a tendência no segundo semestre, quando deve mostrar números melhores no comparativo anual. Esta é a avaliação de Pedro Galdi, analista do AGF.

“No ano passado, as enchentes no Rio Grande do Sul afetaram os resultados da BB Seguridade”, ele ressalta. “Neste ano devemos ter números expressivamente melhores”, segue.

Nesse sentido, o analista afirma que o cenário de comércio internacional, ainda em choque devido às tarifas anunciadas por Donald Trump no início de abril, pode favorecer a seguradora.

Entre CXSE3 e BBSE3, ele escolhe esta última pelos dividendos e pelo fator “surpresa”.

“Eu escolho a BB Seguridade porque ela pode se beneficiar mais com o agronegócio. Se os preços de commodities agrícolas dispararem e a China comprar mais produtos do Brasil daqui para frente, podemos ter um salto”, conclui.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS