Onde deixar o dinheiro ‘descansando’ no carnaval para evitar perder rentabilidade?

Mundo seguirá operando e pode haver mudanças na volta do feriado; saiba como proteger o dinheiro no carnaval e evitar sustos no retorno

O mercado brasileiro ficará fechado da noite de sexta-feira (28) até quarta (05), às 13h, por causa do feriado de carnaval. Isso impacta a capacidade de realizar transações e resgatar investimentos com facilidade. Por isso, a liquidez diminui e quem quiser fazer alguma movimentação de emergência pode encontrar dificuldades.

Além dos dias sem movimentação (sábado, domingo, segunda e terça), a volta do feriado costuma ser bastante esvaziada. Assim, é esperada baixa liquidez na quarta, na quinta e também na sexta após o carnaval.

Nesse sentido, enquanto o brasileiro estiver pulando carnaval. Ou lidando com o fim dele, o mundo seguirá operando. Por isso, é possível que ocorram mudanças relevantes no preço de ativos quando o País voltar a funcionar plenamente.

Sendo assim, analistas consultados pela Inteligência Financeira apontam onde é mais seguro deixar o dinheiro descansando durante o carnaval para evitar que oscilações reduzam a rentabilidade do capital na volta do feriado.

Dinheiro no carnaval bem protegido: o que fazer quando você é conservador?

Para Bruno Cotrim, economista da casa de análise Top Gain, é inglório prever a volatilidade dos ativos durante o recesso. Portanto, Cotrim orienta o investidor conservador a “alocar o maior volume possível em renda fixa com liquidez”.

Assim, quem não quiser correr risco pode optar por “títulos públicos, títulos privados com liquidez diária e fundos de investimento de renda fixa até D+2”, indica.

Rafael Lage, analista da CM Capital, diz que durante os dias de feriado prolongado “caso o investidor queira evitar a volatilidade, poderá realizar os recursos de um investimento mais arrojado”. Depois, aplicar numa conta corrente remunerada que pague uma rentabilidade próxima ao CDI, ou em um CDB com liquidez diária”.

Investidores mais arrojados

Já os mais arrojados devem aguardar os momentos que antecipam o fechamento do mercado nesta sexta-feira para concluir suas estratégias. O ideal é formar posição “em cima de papéis que têm assimetria positiva, onde o risco seja menor que a possibilidade de retorno”, diz Cotrim.

“As empresas atreladas a commodities estão sofrendo bastante oscilação por causa do mercado externo”, acrescenta o sócio da Top Gain. Por isso, o recomendado é fugir dos papéis e outros ativos relacionados.”

Para Lage, da CM, a solução para quem assume mais risco é colocar seus recursos em um fundo cambial. Assim, “tentar captar a volatilidade que deve afetar o valor da moeda local”.

Movimentar ativos antes do feriado é excesso de zelo?

Dikerson Baehr, economista e especialista em Investimentos da Viacredi, diz ser “fundamental se planejar antes desses feriados”.

Não só para não perder rentabilidade quando o feriado terminar, mas principalmente para o caso de ser necessário acessar recursos rapidamente.

“A falta de funcionamento de algumas das instituições (financeiras) pode dificultar a conversão de ativos em dinheiro”, alerta.

“Por isso, é recomendado que, antes de feriados prolongados, os investidores antecipem movimentações financeiras, como transferências para contas correntes, de modo a garantir o valor necessário para as despesas desses dias. Assim, evitar contratempos e aproveitar o período de forma mais tranquila”.

Volatilidade no pós-carnaval

A maior oscilação recente ocorreu em 2020 quando foi oficialmente reconhecida a pandemia de Covid-19.

E nos momentos de grande volatilidade, investimentos de renda fixa tendem a se beneficiar em relação aos demais por conta da segurança implícita. Contudo, o cenário não indica algo nem próximo se repetindo agora. Por isso, é preciso ter calma para mexer no dinheiro. Se a corrida para investimentos mais conservadores não for planejada, é possível perder rentabilidade ou mesmo parte do montante principal nos casos de renda variável.

O que pode movimentar o dinheiro no carnaval ou depois dele?

Nesta sexta-feira, a divulgação da inflação oficial dos Estados Unidos (PCE) deve mexer com o humor dos investidores. “Assim, poderemos observar possível direcional do Fed para as próximas reuniões”, diz Cotrim.

Além disso, pode haver movimentações importantes no valor do dólar em relação ao real. “Será um dia marcado também pela volatilidade no mercado de câmbio devido a formação da Ptax do mês de fevereiro”, explica Cotrim.

Agora, quando a festa começar para valer aqui, o mundo pode ver desdobramentos de outras questões importantes. “O ponto a ser observado é a questão das tarifas que (Donald) Trump pode aplicar ou demais notícias sobre o assunto”, acrescenta o economista da Top Gain.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas