Itaú (ITUB4) vai lançar assistente de investimento alimentado por inteligência artificial

Segundo o CEO Maluhy Filho, consultoria de investimentos via inteligência artificial deve estar disponível para um grupo amplo de clientes

Empresas citadas na reportagem:

O CEO do Itaú (ITUB4), Milton Maluhy Filho, anunciou nesta terça-feira (29) que o banco vai lançar, ainda no segundo trimestre, o seu primeiro assistente de investimento alimentado por inteligência artificial generativa.

A ferramenta entra no contexto de uma série de novas aplicações lançadas recentemente pelo banco para a linha de produtos digitais.

Há pouco, o banco adotou o modelo de caixinhas de objetivos, uma ideia adaptada dos bancos nativos digitais, como o Nubank.

Outra nova ferramenta adicionada ao aplicativo foi uma ferramenta de controle de gastos que, segundo o Itaú, foi responsável por mais de 1 milhão de interações com clientes na primeira semana.

Segundo Maluhy Filho, o modelo de consultoria de investimentos via inteligência artificial deve estar disponível para um público amplo do banco. “Dever ser disponibilizado em forma de testes ainda neste trimestre”, contou o executivo.

O CEO do Itaú participou nesta terça-feira (29) de um painel sobre o futuro do mercado de finanças no Web Summit Rio 2025. A Inteligência Financeira acompanha o evento in loco.

Vantagens para clientes

Como boa parte das discussões neste terceiro dia de evento, o discurso de Maluhy Filho girou em torno da Inteligência Artificial.

Executivos de outras empresas, como Gustavo Pimenta, presidente da Vale (VALE3), também trataram como as novas ferramentas estão sendo usadas para gerar eficiência em sua atividade central.

“Esse (a IA para assessoria de investimentos) é um processo superambicioso. A gente já vem trabalhando há um ano nele”, contou Maluhy Filho.

Segundo ele, o banco tem hoje 20% de todos os seus funcionários dedicados às soluções de tecnologia.

“No início, a gente encontrou muitas oportunidades para inteligência artificial nas esteiras dos processos do banco. Processos operacionais, call center, esteira jurídica. Mas, recentemente, todas as nossas discussões envolvem e levar a inteligência artificial para dar vantagem aos nossos clientes”.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas