UE prepara retaliação comercial contra tarifas dos EUA

A União Europeia deve propor retaliações às tarifas recíprocas dos Estados Unidos no início da próxima semana, segundo informação dada hoje pelo porta-voz de Comércio da Comissão Europeia, Olof Gill.
A preferência ainda é por uma negociação, mas, caso não haja saída, o bloco vislumbra a alternativa da retaliação.
Até o momento, a UE respondeu apenas às tarifas sobre aço e alumínio, com uma sanção de 21 bilhões de euros sobre bens dos EUA, uma redução em comparação aos 26 bi originalmente planejados.
O valor foi diminuído após pressões de estados membros. França, Itália e Irlanda, pediram que itens como o bourbon, vinhos e laticínios fossem poupados da lista de produtos alvos de sanções, com receio de nova retaliação dos EUA sobre o setor de alimentos e bebidas.
Trump havia ameaçado impor tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas europeias em caso de taxação do bourbon americano, por exemplo.
A lista final deve ser votada pelos estados membros do bloco europeu amanhã.
As negociações com os EUA não renderam até o momento. Ontem, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que os EUA não se convenceram da oferta de tarifas “zero a zero” para bens industriais, especialmente carros.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir