Pesquisa Genial/Quaest: 56% desaprova governo Lula, o maior índice da série histórica
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é desaprovado por 56% da população e aprovado por 41%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). É o maior percentual de desaprovação registrado na série histórica do levantamento sobre a gestão Lula, realizada pelo instituto desde abril de 2023.
Na pesquisa anterior, de janeiro, a desaprovação era de 49% e tinha superado pela primeira vez a aprovação, de 47%. Em dezembro, a gestão era aprovada por 52% e desaprovada por 47%.
Lula tem perdido apoio até mesmo de seus eleitores mais fiéis: moradores da região Nordeste, mulheres, pessoas com renda até dois salários mínimos, com baixa escolaridade, católicos e pretos e pardos. E sua gestão é vista como pior do que a de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL)
No recorte por regiões, a aprovação de Lula é maior do que a desaprovação apenas no Nordeste, mas desde outubro está caindo na região. Naquele mês, 69% aprovavam o governo e 26% desaprovavam no Nordeste. Agora, a aprovação é de 52% e a desaprovação, de 46%.
Entre as mulheres, a desaprovação ultrapassou a aprovação pela primeira vez: 53% a 43%.
A desaprovação disparou na faixa etária entre 16 e 34 anos: em dezembro, 50% dos entrevistados disseram reprovar o governo Lula e 48%, aprovar. Em março, a desaprovação chegou a 64% e a aprovação, a 33% nessa faixa etária.
No recorte por escolaridade, a aprovação só é maior entre aqueles sem instrução ou que não terminaram o ensino fundamental. Mas desde meados do ano passado o percentual de aprovação está caindo nessa faixa.
Na análise por renda, a pesquisa mostra que entre aqueles que ganham até dois salários mínimos a aprovação foi de 63% em dezembro para 52% em março. Nesse período, a desaprovação foi de 34% para 45%.
Entre os católicos, a aprovação e a desaprovação estão empatadas, em 49%. Já entre os evangélicos a gestão não é bem avaliada: 67% disseram desaprovar e 29% aprovam.
Entre pretos, a desaprovação superou a aprovação e é de 51% a 46%. Entre os pardos, 52% desaprovam e 45% aprovam.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 pessoas.
O governo Lula é avaliado de forma negativa por 41% dos entrevistados. A avaliação positiva é de 27% e 29% consideram regular.
Em janeiro, a avaliação positiva era de 31%, negativa, 37% e regular, 28%.
Lula pior que o próprio Lula e Bolsonaro
Dos entrevistados, 53% consideram que a terceira gestão de Lula está pior do que os dois mandatos anteriores do presidente, entre 2003 e 2010. Para 20%, está melhor e 23% acham que está igual aos anteriores do petista.
Pela primeira vez no levantamento, a parcela dos que consideram a gestão Lula pior do que a de Bolsonaro é maior. Para 43% o governo está pior, 39% consideram a atual gestão melhor do que a de Bolsonaro e 15% acham que está igual.
De cada dez entrevistados, oito (81%) acham que Lula deve fazer um governo diferente até o fim de seu mandato, em dezembro de 2026.
A percepção negativa do eleitorado em relação ao governo aparece até mesmo em perguntas sobre a intenção de Lula no governo. Para 47%, Lula não está bem-intencionado e 44% consideram que o presidente tem boas intenções. Em relação às promessas de campanha, 71% consideram que o presidente não está cumprindo o que afirmou que faria na eleição de 2022.
O país está na direção errada para 56% dos entrevistados. Outros 36% consideram que está no rumo certo.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir