Oscar 2025: ‘Ainda Estou Aqui’ faz história e leva prêmio de Melhor Filme Internacional

O filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui', dirigido por Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, superando concorrentes como o francês "Emilia Pérez", favorito ao prêmio.

“Ainda Estou Aqui” fez história: ganhou o primeiro Oscar para o Brasil, na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa dirigido por Walter Salles venceu os concorrentes da Dinamarca (‘A garota da agulha’), Alemanha (‘A semente do fruto sagrado’), Letônia (‘Flow’, que ganhou Melhor Animação) e o tido como mais forte, o francês ‘Emilia Pérez’.

“Ainda Estou Aqui” construiu uma trajetória, dentro e fora do país, que já o situa como um fenômeno. No Brasil, ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores – número absolutamente fora da curva para uma produção com esse perfil. A partir do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que relata o sequestro de seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, pela ditadura militar, o filme descreve silenciosamente os efeitos devastadores de uma subtração súbita e sem reverso na vida de uma família de classe média brasileira.

Seu principal concorrente, a produção francesa “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, saiu do Festival de Cannes, em maio de 2024, com a reputação de um dos grandes filmes do ano e dois reconhecimentos de peso: o Prêmio do Júri (terceiro lugar) e o prêmio de melhor atriz, dividido entre as protagonistas Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña e Selena Gomez.

Seguiu como um forte concorrente ao Oscar até o Globo de Ouro, quando levou quatro prêmios, incluindo melhor filme comédia ou musical e melhor filme em língua não inglesa. Em 23 de janeiro, quando as indicações ao Oscar foram anunciadas, “Emilia Pérez” foi campeão em número de indicações: 13 no total, incluindo melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz para Karla Sofía Gascón, a primeira mulher trans indicada ao Oscar.

Aos poucos, porém, as chances do filme foram diminuindo. Primeiro, caiu em desgraça entre os internautas brasileiros, que usaram seu poder de engajamento para atacar o filme e sua atriz nas redes sociais. Fernanda Torres chegou a pedir trégua e elogiar o trabalho da concorrente.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas