Lula deve anunciar já nesta sexta-feira primeiros ministros
Expectativa é que presidente eleito apresente quatro nomes em entrevista prevista para começar às 10h45

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve começar a anunciar os primeiros nomes para compor o ministério na manhã desta sexta-feira (9). Está prevista uma entrevista de Lula a jornalistas em Brasília às 10h45. A Seleção brasileira joga às 12h (horário de Brasília) contra a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo 2022, no Catar.
A maior probabilidade é de que Lula confirme o ex-ministro Fernando Haddad (PT) para a Fazenda, José Múcio Monteiro, ex-presidente do Tribunal de Contas da União, na Defesa e o senador eleito Flávio Dino (PB-MA) para o comando da Justiça.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
“A questão de ministérios o presidente deve começar amanhã (sexta-feira) a divulgar. Ele acabou de me chamar lá para conversar no fim da tarde”, informou Gleisi, que participa de reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília.
Inicialmente, estava previsto o anúncio dos primeiros nomes só após a diplomação do petista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que ocorrerá na segunda-feira (12). No entanto, a presidente do PT justificou que a antecipação vista evitar mais especulações.
Últimas em Política
A dirigente declarou que o partido está formando uma comissão para debater com Lula espaço no governo. “Obviamente que já tem nomes do PT indicados que ele cogitou. PT quer discutir cargos em várias áreas, em Estados”, alegou.
Gleisi afirmou também que o PT pretende indicar ministros para “o núcleo de governo, como Fazenda e Casa Civil”. “Acho que é até natural”, disse a jornalistas durante reunião do diretório nacional da sigla. “Além de ser do partido, tem que ser de muita confiança.”
Nesta quinta, Lula tem almoço com Haddad e Flávio Dino. Mais cedo, de forma remota, Lula participou da reunião do diretório nacional do PT. À tarde, receberá integrantes do PV e do Avante, partidos da coligação, no hotel em que está hospedado, na área central de Brasília.