EUA-China: Xi alerta Biden a ‘não brincar com fogo’ com relação a Taiwan

Os líderes das duas maiores economias do mundo conversaram por telefone por mais de duas horas

Presidente da República Popular da China, Xi Jinping (Foto: Isac Nóbrega/Presidência)
Presidente da República Popular da China, Xi Jinping (Foto: Isac Nóbrega/Presidência)

O presidente da China, Xi Jinping, alertou o presidente americano, Joe Biden, nesta quinta-feira (28) que os EUA estão errados em ver a China como seu principal rival e alertou Washington para não “brincar com fogo” com relação a Taiwan, segundo informou a agência estatal chinesa Xinhua.

Os líderes das duas maiores economias do mundo conversaram por telefone por mais de duas horas nesta manhã.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Xi disse ainda que ver a China como um desafio de longo prazo é equivocado, e os dois lados devem manter a comunicação em todos os níveis e promover a cooperação bilateral, segundo a Xinhua, que descreveu a conversa como negociações como “franca”.

A ligação começou às 9h33 e terminou às 11h50 (horário de Brasília), segundo a Casa Branca.

Últimas em Política

A conversa entre Biden e Xi ocorre depois que Pequim alertou na segunda-feira de que adotaria “medidas fortes” se a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, seguir adiante com uma possível visita a Taiwan, que a China reivindica como parte do seu território.

Xi reforçou esta posição hoje dizendo: “Se você brincar com fogo, você vai se queimar”, segundo a Xinhua.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Internacional


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS