A aliados, Motta sinaliza que indicará Lira para relatar reforma do IR

- Hugo Motta sinalizou que Arthur Lira será o relator do projeto de lei que amplia a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil.
- O anúncio oficial deve ocorrer na quinta-feira, juntamente com a criação da comissão especial.
- O governo teria aprovado a escolha de Lira, considerado um cumpridor de acordos, apesar de passados embates.
- A escolha também demonstra deferência de Motta a um importante articulador de sua campanha à presidência da Câmara.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou a aliados que deve indicar o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL) para a relatoria do projeto de lei (PL) que amplia a isenção do imposto de renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil.
A expectativa é que o anúncio seja formalizado nesta quinta-feira (3), assim como a criação da comissão especial que apreciará a proposição.
“Nós estamos conversando com líderes para fazer uma série de anúncios na próxima quinta-feira de comissões especiais, inclusive de IR”, disse Motta a jornalistas nesta terça-feira.
Governo teria dado aval à escolha de Lira
Segundo apurou o Valor, a possibilidade de escalar Lira para a relatoria já teria recebido o aval do próprio governo, que considera o alagoano um cumpridor de acordos.
Ainda que tenha protagonizado embates com o Executivo enquanto esteve à frente da Mesa Diretora, Lira atuou pela aprovação de medidas consideradas prioritárias pelo governo, como a reforma tributária e o pacote fiscal.
A decisão de Motta de escolher Lira para a missão também é uma forma de o paraibano fazer uma deferência a um dos principais articuladores de sua campanha para assumir o comando da Câmara.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir