Trump estende prazo para banimento do TikTok por mais 75 dias

O presidente americano Donald Trump disse em seu aplicativo Truth Social que está assinando uma ordem executiva para manter o TikTok em funcionamento por mais 75 dias.
Trump afirmou em uma publicação que sua administração tem trabalhado “muito duro em um acordo para SALVAR O TIKTOK” e que fez “progressos tremendos”. No entanto, o acordo precisa de mais ajustes para garantir que todas as aprovações sejam assinadas, o que o levou a assinar a ordem executiva.
Isso acontece apenas um dia antes do vencimento da extensão anterior de 75 dias concedida por Trump ao TikTok.
O prazo para que o TikTok seja vendido e evite ser banido nos EUA está se aproximando rapidamente, mas especialistas acreditam que o presidente Donald Trump pode intervir novamente no último momento.
Em uma entrevista ao canal “Fox” na quinta-feira (3), o vice-presidente JD Vance disse que a administração tem trabalhado duro em um acordo para vender o TikTok. Ele acrescentou que um anúncio seria feito antes do prazo da extensão de 75 dias, que permite que o aplicativo continue operando até sábado. A extensão foi estabelecida por Trump por meio de uma ordem executiva em 19 de janeiro.
A possibilidade de uma venda do TikTok é um grande acontecimento para a plataforma de mídia social, que é usada por cerca de 170 milhões de americanos.
O ex-presidente Joe Biden assinou uma lei no ano passado que baniria o aplicativo nos EUA, a menos que fosse vendido para um proprietário que não fosse controlado por um adversário estrangeiro. Legisladores americanos acreditam que a plataforma, de propriedade chinesa, coleta dados prejudiciais dos usuários, o que o TikTok nega.
A lei estabelece que, se um desinvestimento qualificado estiver em andamento, o banimento pode ser adiado enquanto os detalhes são resolvidos.
Especulações sobre possíveis compradores
Há muitas especulações sobre diferentes empresas e investidores americanos interessados em comprar o TikTok. Uma pessoa familiarizada com o assunto confirmou à revista “Barron’s” na quarta-feira que a Amazon.com fez uma oferta para comprar o aplicativo e também disse que a administração Trump consideraria propostas finais de compra na quarta-feira, em uma reunião com a presença de Vance.
A AppLovin afirmou em um documento apresentado à SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) na quinta-feira (3) que informou ao presidente que está interessada em explorar a compra do TikTok.
Especialistas estão divididos sobre o que esperar nos próximos dias.
Evan Horowitz, diretor-presidente da empresa de publicidade Movers+Shakers, que trabalha com marcas em suas postagens nas redes sociais, disse na quinta-feira que há uma grande chance de que o aplicativo possa sair do ar novamente por um período enquanto um acordo ou uma nova extensão do prazo é finalizado.
O TikTok ficou fora do ar por cerca de 12 horas em 18 de janeiro, antes de Trump assinar a ordem executiva para adiar o banimento.
“O momento exato [de um possível apagão] não foi amplamente comunicado, mas, em janeiro, os usuários foram desconectados às 23h (de Nova York) do dia 18 de janeiro, antes do prazo final em 19 de janeiro. Então, se a estratégia for a mesma desta vez, há uma chance de que isso aconteça às 23h da sexta-feira, 4 de abril”, acrescentou Horowitz, antes de saber do novo adiamento.
No entanto, essa não é a opinião geral. Mark Weinstein, autor de “Restaurando Nossa Sanidade Online”, disse à revista “Barron’s” que acredita que em breve haverá um anúncio da administração Trump informando que houve progresso significativo em um acordo para vender o TikTok, o que “vai desencadear uma extensão de 90 dias e, portanto, o TikTok não sairá do ar”.
O advogado de negócios Camron Dowlatshahi, do escritório MSD Lawyers, disse que não tem certeza se um acordo sério está realmente em andamento, mas também não espera que o aplicativo saia do ar.
“Para que um acordo real esteja sobre a mesa, precisa haver uma quantidade imensa de diligência prévia de ambas as partes”, disse Dowlatshahi, acrescentando que espera que a administração estenda o prazo novamente sob a justificativa de que há negociações ativas em andamento.
Os usuários do TikTok estarão atentos a qualquer atualização da administração Trump.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir