Novo CEO da Intel desafia rival e diz que vai competir com melhor servidor de IA da Nvidia

Empresas citadas na reportagem:
O novo diretor-presidente da Intel, Lip-Bu Tan, tem um recado para os investidores: vamos competir com a Nvidia em hardware de inteligência artificial.
“Não há dúvida de que precisamos fortalecer nossa posição no mercado de data centers em nuvem para IA, desenvolvendo soluções competitivas em escala de rack — o que será uma prioridade central para mim e para a equipe”, escreveu Tan no relatório anual da Intel, divulgado nesta quinta-feira (27).
Tan foi nomeado novo diretor-presidente permanente da Intel no início deste mês. Ele sucede Pat Gelsinger, que se aposentou em dezembro.
Há pouco, as ações da Intel operavam em alta de 0,47% na Nasdaq, a US$ 23,53.
Menção direta à Nvidia
O novo executivo da Intel fez alusão à concorrência com o GB200 NVL72 Blackwell, o sistema de última geração da Nvidia.
O sistema possui 72 unidades de processamento gráfico (GPU, na sigla em inglês) interligadas em um único rack de servidor, oferecendo uma densidade de poder computacional sem precedentes em um espaço compacto.
A Nvidia domina o mercado de hardware para data centers de IA. Em contraste, os produtos de IA da Intel não tiveram bom desempenho recentemente.
Em outubro passado, a empresa admitiu que seus aceleradores de IA Gaudi não alcançariam a previsão anterior de receita de US$ 500 milhões para 2024.
Já em janeiro, a Intel anunciou que não lançaria seu próximo produto de IA para data centers, o Falcon Shores, e que concentraria seus esforços no desenvolvimento de uma nova solução chamada Jaguar Shores.
Tan espera que o negócio de IA da Intel volte aos trilhos, sob a sua liderança.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir