Gigante petroquímico: Adnoc e OMV se unem e criam 4ª maior empresa do mundo

Com essa transação, o nova Borouge Group se tornará a quarta maior produtora de poliolefinas do mundo, atrás apenas da Sinopec, da China National Petroleum Corp. e da ExxonMobil

A Adnoc, de Abu Dhabi, e a austríaca OMV fecharam um acordo para combinar suas participações na Borouge e na Borealis e, posteriormente, adquirir a Nova Chemicals por US$ 13,4 bilhões, incluindo dívidas, formando assim um gigante do setor petroquímico.

As empresas anunciaram nesta terça-feira (4) que criarão o Borouge Group International por meio da fusão total da Borouge e da Borealis. A OMV injetará 1,6 bilhão de euros em dinheiro na nova empresa para igualar sua participação à da Adnoc.

Cada uma das empresas deterá 46,9% do capital da nova companhia, enquanto os 6,12% restantes ficarão em livre negociação no mercado. O grupo terá sua sede em Viena e será listada na bolsa de Abu Dhabi.

Como parte do acordo, a Adnoc concordou em comprar a Nova Chemicals, atualmente do fundo soberano Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos. Assim que a fusão for concluída, a empresa adquirirá a Nova Chemicals por US$ 13,4 bilhões, incluindo dívidas, para expandir sua presença na América do Norte.

Com essa transação, o nova Borouge Group se tornará a quarta maior produtora de poliolefinas do mundo, atrás apenas da Sinopec, da China National Petroleum Corp. e da ExxonMobil, afirmaram a Adnoc e a OMV.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas