App da XP fica fora do ar por seis horas e clientes reclamam nas redes sociais

O problema ocorre menos de duas semanas após a empresa ter informado que houve vazamento de dados de parte de seus clientes

O aplicativo da XP ficou fora do ar nesta quinta-feira (8) por pelo menos seis horas. Vários clientes reclamaram do problema nas redes sociais. Por volta das 17h, a empresa comunicou que o problema já havia sido resolvido.

“Olá Xp tenho negócios a serem realizados e o app não funciona. Como que fica?”, questionou um usuário do X, antigo Twitter. “E aí XP? Qual o prazo para regularizar esse App? Está fora do ar e não consigo fazer minhas operações”, reclama outro. “App da XP fora do ar! Esse time de tecnologia da XP tem que ser rebaixado”, comenta um terceiro internauta.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No site Downdetector, houve um pico de 596 reclamações de problemas com a XP às 11h26. As primeiras queixas começaram pouco antes das 10h30.

Mais cedo, a XP informou que “estava atuando com prioridade absoluta para identificar e corrigir eventuais intercorrências que possam impactar os clientes de seu ecossistema nesta manhã”.

Últimas em Negócios

Também no X, pouco antes das 16h, a XP respondeu a um cliente: “Olá, Thiago! Entendemos totalmente a frustração e sentimos muito por isso. A equipe segue atuando para normalizar o app o quanto antes. Assim que estiver estável, avisamos por aqui. Seguimos à disposição para ajudar no que for possível nesse momento.”

Por volta das 16h, alguns clientes relataram que estavam conseguindo acessar o aplicativo após mais de cinco horas fora do ar.

Novo problema no app da XP Investimentos

O problema ocorre menos de duas semanas após a empresa ter informado que houve vazamento de dados de parte de seus clientes. Em 24 de abril, a companhia diz que tomou conhecimento no dia 22 de março de que uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo teve um acesso não autorizado, que foi imediatamente bloqueado.

Entre as informações descobertas estavam informações como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade. Também havia dados sobre os produtos financeiros contratados, sem os respectivos detalhamentos, limitando-se às informações binárias, como se o cliente possuía ou não cartão de crédito e débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário.

O incidente também foi alvo de queixa de usuários nas redes sociais, que reclamaram da demora da XP em informar o vazamento.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS