Morning call: dia movimentado com dados econômicos e balanços importantes; confira

Ibovespa andou de lado no dia anterior, mas intensa movimentação esperada nesta quarta-feira pode alterar o panorama. Confira.

Turbina eólica da WEG (WEGE3). Foto: Divulgação
Turbina eólica da WEG (WEGE3). Foto: Divulgação

Ao contrário da segunda e da terça, a quarta-feira (30) promete ser movimentada no mercado financeiro. Há uma série de indicadores econômicos importantes que serão divulgados além de dois balanços importantes. Sinal que a temperatura do dia será quente antes do feriado de quinta-feira.

Powered by TradingView

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Primeiro, os dados econômicos, que não são poucos.

Há a divulgação do PIB do primeiro trimestre da zona do euro, mas sobretudo a taxa de desemprego – é a PNAD contínua de março. Isso segundo o IBGE. E para além do PIB do primeiro trimestre dos Estados Unidos, seguramente o dado mais importante do dia, haverá ainda a divulgação dos dados oficiais do emprego e desemprego segundo o Ministério do Trabalho. É o Caged.

Últimas em Morning Call

E como não bastasse tudo isso, há também os balanços do Santander (SANB11) e da WEG (WEGE3). Ambos serão tornados públicos antes da abertura do mercado, o que indica que os resultados de ambas as empresas serão analisados com lupa pelo mercado ainda no pregão desta quarta-feira. Nenhum dos dois papéis está na lista de 10 ações preferidas dos gestores para aproveitar a alta do Ibovespa.

Morning call: como fechou a bolsa de valores

Após avançar até os 136.150 pontos, o Ibovespa não obteve suporte suficiente para manter uma expansão mais firme e perdeu força perto do fechamento do pregão.

No fim do dia, o índice encerrou perto da estabilidade, com leve alta de 0,06%, aos 135.093 pontos, perto da mínima, de 134.899 pontos.

Com a aproximação do fim do mês, participantes do mercado citaram que os agentes financeiros podem estar reduzindo um pouco do risco após um período de desempenho mais positivo e em meio a balanços importantes a serem divulgados nos próximos dias. O dia também não trouxe novas notícias relevantes sobre a guerra tarifária entre EUA e China.

Petrobras (PETR4) em alta

Na contramão da forte queda nos preços do petróleo, as ações da Petrobras registraram alta: as PN subiram 0,53%, ao passo que as ON avançaram 0,28%. Já as ações da Vale tiveram perdas de 0,37%. As ações ON do Bradesco, por sua vez, responderam pelas maiores altas entre as blue chips de bancos, com um avanço de 1,34%.

Ações domésticas se destacam

Ações domésticas continuaram a se destacar, com ênfase para a subida de 8,00% dos papéis do GPA, que também foram beneficiados pela expectativa de mudança no conselho.

Powered by TradingView

Agentes financeiros afirmam que parte do movimento mais positivo para ações cíclicas ocorre impulsionado pela visão de que o Banco Central está perto do fim do ciclo de alta de juros. Já as ações da Azul fecharam na mínima histórica, com queda de 10,77%, na terceira sessão seguida de fortes perdas.

O volume financeiro do índice na sessão foi de R$ 17,5 bilhões e de R$ 22,8 bilhões na B3.

Já em Wall Street, os principais índices americanos tiveram alta: o Dow Jones subiu 0,75%; o S&P 500 avançou 0,58%; e o Nasdaq teve ganhos de 0,55%.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS