Segunda-feira acanhada joga foco para a ata do Copom da próxima terça-feira; confira agora

Bolsa alternou bons e maus momentos no primeiro mês do ano, mas no fim das contas pulou de 120 mil para 120 mil pontos

A semana começa com uma agenda econômica fraca para o mercado acompanhar. Pela frente temos apenas o Boletim Focus. Assim, o dia deve ser de expectativa na bolsa de valores quanto ao que acontece na terça-feira (3); a data marca a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom). Aí está a conclusão do morning call de hoje.

A ata pode ou não trazer informações adicionais em relação ao comunicado da semana passada. O colegiado aumentou a taxa Selic em um ponto percentual. Ela agora é de 13,25% ao mês. A interpretação da Inteligência Financeira é a de que a autoridade monetária manteve preocupação e por isso mesmo ação contra a inflação.

A partir de terça-feira o mercado saberá se na ata são dadas pistas sobre o futuro. É certo que o Copom ainda aumentará a taxa básica em mais 1 ponto percentual. O segredo é saber o que acontece a partir da terceira reunião do colegiado em maio.

Mas a terceira reunião está distante; e pode não haver comunicação nenhuma a respeito.

Morning call: e o fechamento da bolsa de valores?

Assim, a bolsa de valores vai pisando um dia em alta, outro em queda. Foi de certa forma a tônica da semana e do mês que acabou de acabar. Assim, se a bolsa havia subido quase 3% na quinta-feira, recuou 0,61% no último dia útil da semana passada. Mas a bolsa não perdeu os 126 mil pontos conquistados, então, há uma tendência de alta no ar.

Vale lembrar que no primeiro dia útil do ano, no primeiro pregão, a bolsa marcou 120 mil pontos. É tímido, mas é um avanço. Vamos ver o que fevereiro guarda para o mercado.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas