Morning call: bolsa tenta manter bom momento com plano da Petrobras (PETR4) no radar

Também pode repercutir na bolsa de valores hoje o pronunciamento do ministro Fernando Haddad

B3: painel mostra desempenho do Ibovespa. Foto: Amanda Perobelli/Reuters
B3: painel mostra desempenho do Ibovespa. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O morning call de hoje começa indicando que a bolsa tenta manter, na última sessão da semana, o bom desempenho experimentado recentemente.

Na sessão de hoje deve haver repercussão do anúncio do plano de investimentos de uma gigante da bolsa.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A Petrobras (PETR4) indicou nesta quinta-feira (23) que seu conselho de administração aprovou plano de investimentos de US$ 102 bilhões para o período entre os anos de 2024 e 2028. A companhia também informou que pretende manter sua atual política de dividendos.

Ontem, a bolsa de valores operou mais um dia em alta. O Ibovespa subiu 0,43%, cotado a 126.626,73 pontos.

Últimas em Morning Call

Assim, o índice renovou sua máxima de 2023, atingida no pregão de quarta-feira, quando bateu o melhor patamar de fechamento desde julho de 2021. Vale lembrar que o dólar subiu e registrou alta para a cotação de R$ 4,9073.

O mercado também deve repercutir pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele será feito a partir das 9h em São Paulo e o tema será informado apenas no encontro com os jornalistas.

Além da repercussão da fala de Haddad e do plano de investimento da Petrobras, as bolsas asiáticas costumam influenciar a sessão por aqui neste morning call. Vamos ao fechamento dos mercados por lá:

Bolsas asiáticas

Os mercados acionários da Ásia não tiveram direção única, nesta sexta-feira (24). Na volta de feriado no Japão, a Bolsa de Tóquio subiu, mas Xangai exibiu queda. O dia, além disso, era atípico pelo feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que levou a uma pausa nos negócios ontem e a uma sessão abreviada hoje no país.

A Bolsa de Xangai fechou em baixa de 0,68%, em 3.040,97 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 1,08%, a 1.988,33 pontos.

Estrategista de mercado da IG, Jun Rong Yeap comentava que, apesar de medidas recentes de estímulo ao setor imobiliário por Pequim, continua a haver cautela sobre o quadro nesse segmento.

Além disso, o morning call aponta que dados recentes do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) pelo mundo apontam para demanda global ainda contida, o que tende a afetar a recuperação chinesa, acrescentou.

Entre ações em destaque, as companhias de softwares lideraram as perdas hoje, com Beijing Kingsoft Office Software em queda de 4,9% e Shanghai Baosight Software, de 2,4%.

Japão

Em Tóquio, o índice Nikkei registrou alta de 0,52%, para 33.625,53 pontos. A fraqueza do iene ajudou ações de exportadoras japonesas, enquanto o núcleo da inflação ao consumidor em outubro no país foi apontado como abaixo da previsão, o que colaborou para o otimismo.

Montadoras se destacaram, com Mazda Motor em alta de 3,0% e Toyota Motor, de 2,8%. Mitsubishi Heavy Industries registrou alta de 6,2%.

Coreia do Sul e Hong Kong

Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em queda de 0,73%, em 2.496,63 pontos, encerrando na mínima do dia.

Ações ligadas ao setor de tecnologia pesaram no índice, mas houve alta de direção, com o feriado nos EUA afetando a presença de estrangeiros. SK Hynix e Samsung Electronics tiveram baixas de 1,6% e 1,0%, respectivamente. LG Electronics caiu 1,0%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve baixa de 1,96%, a 17.559,42 pontos. Em Taiwan, o Taiex caiu apenas 0,04%, para 17.287,42 pontos, após oscilar entre ganhos e perdas ao longo do pregão.

Bolsas na Oceania

Na Oceania, neste morning call, o índice S&P/ASX 200 em Sydney fechou em alta de 0,17%, em 7.040,80 pontos. A bolsa australiana corrigiu assim parte das perdas mais disseminadas vistas no dia anterior. Concessionárias se saíram bem nesta sexta-feira, o que compensou a perda vista no setor de tecnologia da informação.

Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS