IF Hoje: Indicadores macroeconômicos dos EUA são destaque do dia
Ritmo das atividades industrial e de serviços vai balizar apostas sobre o ruo das taxas de juros

Nesta sexta-feira (22), as atenções dos investidores estão concentradas em indicadores macroeconômicos dos Estados Unidos, que saem pela manhã.
Os PMIs industrial e de serviços, da consultoria Markit, vão mostrar quão aquecida está a maior economia do mundo. O melhor resultado, para o mercado financeiro, é que não esteja tão aquecida assim.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Junto com outros países do mundo, os EUA enfrentam as maiores taxas de inflação em décadas, por causa da demora na regularização de cadeias produtivas conforme a pandemia de Covid-19 vai ficando para trás e da guerra na Ucrânia. O único remédio disponível para tentar domar os preços é aumentar as taxas de juros, uma estratégia que freia a atividade econômica.
Se esse remédio for muito forte, porém, pode jogar o país em uma recessão – o maior temor dos investidores neste momento. Cada indicador econômico divulgado é acompanhado com atenção para ajudar a balizar as expectativas em relação ao rumo das taxas de juros e da atividade nos próximos meses.
Últimas em Morning Call
Como afeta os investimentos?
Se a economia americana estiver muito aquecida, o Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) vai ter que ser mais agressivo na elevação dos juros, o que favore as aplicações em renda fixa e torna as de renda variável menos interessantes.
Agenda do dia
- 10h45 – EUA: PMI industrial e de serviços