Ibovespa recua com chance de recessão nos EUA no foco do mercado

Empresas citadas na reportagem:
O Ibovespa inicia a sessão desta terça-feira em queda firme, com o mercado ainda recalibrando as expectativas diante de uma possível recessão nos Estados Unidos. A alta das ações da Vale limita uma queda ainda maior do índice.
A divulgação de dados mais fracos de atividade no Brasil ajuda a reforçar a visão de desaceleração da economia brasileira, o que impulsiona os juros futuros para baixo e tem reflexo direto nas ações mais cíclicas, que lideram as altas no começo da manhã.
Por volta das 10h30, o Ibovespa caía 0,49%, aos 123.906 pontos. No mesmo horário, o futuro do S&P 500 tinha queda de 0,05% e o Stoxx 600 recuava 0,62%.
Entre as ações de blue chips, as units do Santander registravam uma das maiores quedas, no valor de 1,56%. Já as ações PN da Petrobras caíam 0,20%, enquanto os papéis da Vale tinham alta de 0,63%, na contramão da leve queda do minério de ferro registrada na bolsa de Dalian.
Já as ações da Magazine Luiza lideravam as altas, avançando 4,00%, no horário acima, em dia mais favorável para ações sensíveis a juros.
Hoje, investidores acompanharam a divulgação de novos dados de atividade local. A produção industrial brasileira ficou estável em janeiro. O desempenho no mês, porém, ficou abaixo da mediada colhida pelo Valor Data, de alta de 0,4%.
Agentes financeiros repercutem ainda a divulgação dos resultados da Rede D’or. No começo da manhã, as ações da companhia lideravam as perdas do Ibovespa, com queda de 3,91%.
Segundo analistas do Citi, os números do quarto trimestre foram “fracos” e mostraram piora em tendências operacionais. Já a equipe do Bradesco BBI ressaltou que o balanço mostrou deterioração nas margens por menor desempenho em hospitais.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir