Ibovespa abre semana em alta acompanhando bom humor global

Os mercados acionários começam a semana em alta, se equilibrando entre temores inflacionários e certo otimismo com a reabertura da China. Assim, o Ibovespa apresenta tendência de alta nos primeiros negócios desta segunda-feira (6).
Às 10h25, o Ibovespa subia 0,6%, aos 111.772 pontos.
No mesmo horário, o futuro do Brent para agosto caía 0,43%, para US$ 119,22, e o futuro do minério de ferro para setembro chegou a ganhar 2% em Dalian. Enquanto as economias ocidentais desaceleram, a China vem anunciando estímulos para tentar cumprir suas metas de crescimento, ao mesmo tempo em que flexibiliza medidas relacionadas à pandemia. Assim, os preços das commodities voltam a se ajustar em alta no pregão de hoje.
Localmente, os investidores monitoram ainda o aumento dos riscos fiscais, em meio à pressão de servidores públicos por reajustes, e da busca por soluções ao aumento de preços dos combustíveis no curto prazo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, vem sendo cobrado por membros do governo a apresentar propostas para aplacar o preço dos combustíveis, fator que tem elevados custos políticos para o governo.
“As discussões em torno de medidas para conter a alta dos preços dos combustíveis e energia que envolvem gastos fiscais, inclusive envolvendo a possibilidade de um novo decreto de calamidade permanecem no radar dos agentes e adicionam algum risco observado no movimento da curva de juros”, escreveram analistas do BB Investimentos. Mesmo assim, eles esperam que o Ibovespa opere em alta, seguindo as bolsas externas, alta do minério de ferro e aparente fluxo externo.
Já no ambiente corporativo, a Associação dos Empregados de Furnas (Asef) obteve ontem decisão liminar na Justiça para suspender a assembleia de debenturistas de Furnas marcada para hoje. A assembleia de debenturistas, que delibera aporte na Santo Antônio Energia, é condição para a continuidade da oferta de ações da Eletrobras.
Leia a seguir