Bolsa de Valores hoje: Acompanhe em tempo real as notícias do Ibovespa no dia 01/04/2025
Última Atualização: 01 abr. 2025, 22:37
ABERTURA: Juros futuros recuam, em linha com o movimento externo antes de leilão
Os juros futuros iniciaram o pregão desta terça-feira em baixa e com o movimento concentrado nos vértices de longo prazo da curva a termo, à medida que os investidores locais seguem a tendência global de recuo das taxas, enquanto aguardam o leilão do Tesouro Nacional de títulos atrelados à inflação (NTN-B). Lá fora, a cautela dos agentes um dia antes do anúncio do “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, favorece a demanda pela segurança dos Treasuries e provoca uma queda robusta das taxas americanas.
Por volta de 9h15, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento de janeiro de 2026 exibia leve baixa de 15,025%, do ajuste anterior, para 15,00%; a do DI de janeiro de 2027 cedia de 14,935% a 14,865%; a do DI de janeiro de 2029 tinha queda de 14,72% a 14,635%; e a do DI de janeiro de 2031 recuava de 14,85% para 14,77%.
Nos Estados Unidos, a taxa da T-note de dez anos anotava baixa de 4,210% para 4,162%, e a do título de dois anos do Tesouro americano caía de 3,895% a 3,865%.
01/04/2025 09:16:53
— Valor Econômico
PRÉ-ABERTURA: Dados dos EUA e leilão ficam no radar dos mercados de câmbio e juros antes de tarifas de Trump
Às vésperas do anúncio de tarifação pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os agentes financeiros podem ver algum estresse nos mercados devido ao temor em relação à medida (ou algum alívio, caso o Brasil consiga alguma margem de negociação). O jornal “The Washington Post” informa que o governo Trump está avaliando tarifas de cerca de 20% sobre a maioria das importações.
Assim, hoje pode ser revisto o bom desempenho observado pelo real ontem — que ficou descolado dos pares e da maioria das divisas, em parte por conta da questão técnica de fim de mês. Já para o mercado de juros, um ponto de atenção é o tradicional leilão de LFTs e NTN-Bs nesta terça. Daí a atenção na oferta de títulos pelo Tesouro neste pregão, tendo em vista que alguns papéis atrelados à inflação têm operado com taxas acima de 8%.
Para além do já mencionado, os agentes financeiros devem acompanhar os dados econômicos nos Estados Unidos. Hoje, dois indicadores serão observados com mais atenção: o Jolts (dado sobre vagas não preenchidas no último dia de fevereiro) e o índice gerente de compras (PMI) da indústria, referente ao mês de março. Na manhã desta terça, o dólar segue mais forte frente divisas de mercados emergentes, ainda que seja uma valorização contida. A moeda americana aprecia 0,10% ante o peso mexicano e 0,18% contra o rand sul-africano. Já o DXY avança 0,07%, aos 104,293 pontos.
Além do já mencionado, a questão fiscal no Brasil também segue no radar, com o Valor trazendo reportagem hoje sobre atuação do Ministério da Fazenda na Justiça para destravar no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O órgão, segundo a reportagem, vai tentar reverter decisões que, na prática, beneficiam as maiores companhias abertas do país.
01/04/2025 08:50:49
— Valor Econômico
AGENDA DO DIA: PMIs e Jolts são destaque
Os investidores devem acompanhar os resultados do índice de gerentes de compras (PMIs) do setor industral dos Estados Unidos e do Brasil, além do relatório Jolts, que mostra o número de postos de trabalho americanos abertos em fevereiro.
No Brasil, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, tem reunião com o CEO do Banco Master, Daniel Vorcaro.
Veja, abaixo, outros destaques desta terça-feira:
FGV divulga IPC-S da quarta quadrissemana de março – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da quarta quadrissemana de março. O IPC-S da terceira quadrissemana de março de 2025 subiu 0,72% e acumula alta de 4,67% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, sete das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Habitação cuja taxa de variação passou de 2,28%, na segunda quadrissemana de março de 2025 para 1,54% na terceira quadrissemana de março de 2025. Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Transportes (0,81% para 0,65%), Alimentação (1,49% para 1,39%), Despesas Diversas (0,56% para 0,22%), Comunicação (0,59% para 0,37%), Vestuário (0,24% para 0,09%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,57% para 0,53%). Em contrapartida, o grupo Educação, Leitura e Recreação (-1,74% para -1,56%) apresentou avanço em sua taxa de variação.
FGV informa Índice de Confiança Empresarial de março – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) informa, às 8h, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) de março. O ICE caiu 0,3 ponto em fevereiro, para 94,7 pontos, o menor nível desde maio de 2024. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,8 ponto no mês. O Índice de Expectativas Empresariais (IE-E) recuou 0,3 ponto em fevereiro, atingindo 93,5 pontos. O Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) também recuou 0,3 ponto em fevereiro, para 95,8 pontos.
S&P Global anuncia PMI industrial do Brasil de março – A S&P Global anuncia, às 10h (de Brasília), o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Brasil de março. O PMI subiu de 50,7 pontos em janeiro para 53,0 pontos em fevereiro.
Tesouro realiza leilão tradicional de LFT e NTN-B – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). As LFT vencem em 1º de março de 2028 e 1º de junho de 2031. As NTN-B, em 15 de agosto de 2028, 15 de agosto de 2032 e 15 de maio de 2045. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na quarta-feira.
S&P Global comunica PMI industrial da Espanha de março – A empresa S&P Global comunica, às 4h15 (de Brasília), o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial de março na Espanha. A leitura anterior foi de 49,7 e a expectativa é de 50.
Presidente do BCE profere discurso – A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, profere discurso às 9h30 (de Brasília).
Presidente do Fed de Richmond participa de evento – O presidente do Federal Reserve (Fed) de Richmond, Tom Barkin, participa de evento às 10h (de Brasília).
S&P Global apresenta PMI industrial dos EUA de março – A S&P Global apresenta, às 10h45 (de Brasília), o dado final do índice de gerentes de compras (PMI) industrial dos EUA de março. A leitura anterior foi de 52,7. As expectativas de consenso são 49,8.
ISM publica atividade industrial dos EUA de março – O Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) publica, às 11h (de Brasília), o índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial dos EUA de março. A leitura anterior foi de 50,3, com estimativa de 49,5.
EUA divulgam gastos com construção de fevereiro – O Departamento do Comércio dos EUA divulga, às 11h (de Brasília), o indicador de gastos com construção de fevereiro. A leitura anterior foi de queda de 0,2%, na margem. A expectativa é de alta de 0,3%.
EUA noticiam pesquisa de abertura de vagas em fevereiro – O Escritório de Estatísticas do Departamento de Trabalho dos EUA noticia, às 11h (de Brasília), a pesquisa de abertura de vagas Jolts referente a fevereiro. Em janeiro, foram abertas 7,74 milhões de vagas. Expectativa de abertura de 7,63 milhões.
Fed de Dallas publica índice de serviços de março – O Federal Reserve (Fed) de Dallas publica, às 11h30 (de Brasília), seu índice de serviços de março. Em fevereiro, o índice foi de 4,6. Expectativa: 5.
API divulga estoques de petróleo bruto nos EUA na semana – O Instituto Americano de Petróleo (API) divulga, às 17h30 (de Brasília), os dados de estoques de petróleo bruto nos EUA na semana até 28 de março. Na semana anterior, os estoques recuaram em 4,6 milhões de barris.
Lula recebe ministra do Meio Ambiente e presidente da COP30 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago. O encontro está agendado para as 11h, no Palácio do Planalto. Às 15h, Lula despacha com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. E, às 15h30, participa de reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES). O último compromisso da agenda do presidente é com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, às 17h, também no Planalto.
Plenário do Senado analisa participação popular em planejamento orçamentário – A proposta que garante a participação popular nas decisões de planejamento orçamentário é um dos itens em pauta no Plenário do Senado, que se reúne às 14h. O PLP 201/2019 é um incentivo ao envolvimento dos cidadãos na elaboração dos planos, Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e orçamentos. Também está na pauta do Plenário o PLC 134/2017. A proposta permite que recursos dos fundos constitucionais sejam destinados à economia criativa, que abarca produtos ou serviços desenvolvidos a partir de conhecimento, criatividade ou capital intelectual, com potencial de geração de renda e empregos. Entra no terceiro dia de discussão a proposta de emenda à Constituição (PEC) 2/2016, que reconhece o acesso ao saneamento básico como um direito constitucional.
Comissão do Senado vai debater tempo de descanso dos caminhoneiros – A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado promove, a partir das 9h, audiência pública para debater o descanso de caminhoneiros previsto em lei. Já confirmaram a participação na audiência Leonardo Silva Rodrigues, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Diumar Bueno, da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA); Valdir de Souza Pestana, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT); e Sérgio João Wildner, representante dos caminhoneiros de Santa Catarina.
CPI das Bets do Senado ouvirá presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – Às 11, a CPI das Bets do Senado tomará o depoimento do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva. Ele deverá detalhar aos senadores os efeitos nocivos dos vícios em jogos.
Plenário da Câmara homenageia 60 anos do Banco Central – O Plenário da Câmara dos Deputados realiza, às 9h, sessão solene em homenagem ao 60 anos do Banco Central do Brasil, com a presença do presidente do BC, Gabriel Galípolo, e dos diretores de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos; de Política Econômica, Diogo Guillen; de Regulação, Gilneu Vivan; de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Izabela Correa; de Política Monetária, Nilton David; de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes, e de Administração, Rodrigo Teixeira.
Haddad reúne-se com ministro das Finanças da França – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prossegue em Paris (França), onde, às 11h30 (6h30 de Brasília), reúne-se com o ministro das Finanças da França, Eric Lombard. Às 12h30 (7h30), participa de almoço oferecido por Lombard com empresários franceses. Às 13h30 (8h30), participa de cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil-França. Às 14h (9h), concede entrevista coletiva à imprensa junto de Lombard.
Galípolo reúne-se com CEO do banco Master – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, terá uma reunião com o CEO do banco Master, Daniel Vorcaro, às 11h. O diretor de Regulação, Gilneu Vivan, também estará presente. Galípolo ainda participa de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 60 anos do BC das 9h às 11h. Os diretores de Política Econômica, Diogo Guillen; de Regulação, Gilneu Vivan; de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Izabela Correa; de Política Monetária, Nilton David, e de Administração, Rodrigo Teixeira, também participam. Galípolo e o diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, Paulo Picchetti, se reúnem com Manuel Wistano Orozco Scudero, diretor e analista principal de risco soberano do Brasil do Departamento de Risco Soberano e Subnacional da S&P Global Ratings; Lisa M. Schineller, diretora-executiva e analista líder do Departamento de Risco Soberano e Subnacional, e Raquel Lima Pereira de Araujo Leite, secretária do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, às 14h30. Às 16h, Galípolo se reúne com o chairman do board do Banco Bocom BBM, Sun Xu; o presidente-executivo, Alexandre Lowenkron, e o vice-presidente executivo, Cassio von Gal.
Diretor do BC terá reunião com investidores organizada pelo BofA – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, terá reunião com investidores internacionais organizada pelo Bank of America (BofA), às 16h. Logo depois, às 17h30, se reúne com membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Gilneu Vivan, de Regulação, se reúne com a presidente do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), Adriana Teixeira de Toledo.
Mercadante reúne-se com executivos da estatal chinesa Norinco – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, estará no Rio de Janeiro. Às 10h, participa da cerimônia de abertura da 15ª edição da LAAD Defence & Security, o qual contará com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Às 12h30, terá reunião-almoço com Lewandowski. Às 14h, terá reunião com executivos da China North Industries Corporation (Norinco) – estatal chinesa do setor de defesa e indústria pesada, acompanhado do ministro Ricardo Lewandowski; do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e da Embaixada da China. Às 16h, terá reunião com Ignacio Lamothe, do Consejo Federal de Inversiones de Argentina; e Angeles Arano, chefe de Relações Internacionais.
01/04/2025 07:20:46
— Valor Econômico
Preço do cobre sobe, ajudado por dados econômicos positivos da China
Bolsa de Xangai abre em baixa de 0,1%, aos 3.344,17 pontos, à espera de PMI Caixin de serviços
Bolsa de Hong Kong abre em baixa de 0,2%, aos 23.167,31 pontos, com realização de lucros
Preço do cobre estável; investidores de olho nas tarifas dos EUA
AGENDA DE AMANHÃ: Tarifas de Trump, ADP e produção industrial no Brasil são destaque
O anúncio de tarifas recíprocas contra parceiros comerciais pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no que tem sido chamado de “Dia da Libertação” pelo republicano, é o principal destaque da agenda desta quarta-feira, 2 de abril. No campo dos indicadores, a produção industrial no Brasil e o relatório ADP sobre criação de empregos no setor privado nos EUA devem ser acompanhados.
Agenda de quarta-feira, 2 de abril
01/04/2025 12:22:24
— Valor Econômico
CARTEIRA VALOR: ‘Blue chips’ lideram lista de ações sugeridas para abril
Bolsa de Seul abre em alta de 0,2%, aos 2.525,62 pontos, após dados de inflação
Receba as principais notícias de economia, investimentos e negócios no seu celular! Inscreva-se no canal da Inteligencia Financeira no WhatsApp agora.
Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.
Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com redacaoif@inteligenciafinanceira.com.br