Trump anuncia tarifa de 10% para produtos importados do Brasil

Lista inclui uma longa lista de países e afeta com mais força geografias como China e União Europeia; tarifas serão de 25% sobre carros importados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso. Foto: The White House/Flickr
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso. Foto: The White House/Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) a imposição de uma tarifa de 10% sobre produtos importados do Brasil.

O anúncio fez parte de um muito aguardado pacote que o governo norte-americano, e entra em vigor ainda em abril.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A medida é fundamentada no princípio de reciprocidade, visando reduzir o déficit comercial americano.

“Grandes e persistentes déficits comerciais anuais de bens dos EUA levaram ao esvaziamento de nossa base de manufatura; inibiram nossa capacidade de escalar a capacidade de manufatura avançada; minaram cadeias de suprimentos críticas; e tornaram nossa base industrial de defesa dependente de adversários estrangeiros”, afirmou Trump na ordem executiva que veiculou horas depois no site da Casa Branca.

Últimas em Economia

As medidas incluem uma tarifa de 25% sobre carros importados pelos EUA. Isso abrange automóveis, caminhonetes, caminhões e autopeças.

“Precisamos cuidar do nosso povo em primeiro lugar”, disse Trump durante o anúncio.

Comparativamente, as tarifas anunciadas por Trump para o Brasil ficaram bem abaixo das que vão vigorar sobre outros países e regiões.

Sobre importados da China, por exemplo, os EUA vão cobrar 34%. Da União Europeia, serão 20%.

Confira as tarifas dos EUA sobre importados, por geografias

PaísTarifa média aplicada sobre importados dos EUATarifa que os EUA passam a aplicar sobre importações
China 67%34%
União Europeia 39%20%
Vietnã90%46%
Taiwan 64%32%
Japão 46%24%
Índia 52% 26%
Coreia do Sul 50%25%
Tailândia72%36%
Suíça 61% 31%
Indonésia 64%32%
Malásia 47%24%
África do Sul 60% 30%
Reino Unido 10% 10%
Brasil 10%10%
Fonte: Casa Branca

Tarifas devem ter impacto limitado no Brasil, segundo estimativas

O anúncio desta tarde veio próximo a um cenário desenhado pelo BTG Pactual, segundo noticiou a Inteligência Financeira na semana passada.

Nesse horizonte, que o banco considerou mais provável, os EUA aplicariam uma tarifa média de 5,8% sobre as importações originárias do Brasil, a mesma que o país aplica aos estadunidenses, nas contas do BTG.

Na prática, produtos brasileiros atualmente isentos ou com tarifa mínima passariam a enfrentar uma barreira tarifária moderada.

Na balança comercial, as exportações brasileiras para os EUA diminuiriam em cerca de US$ 2 bilhões em 2025 e US$3 bilhões em 2026, já considerando o impacto dos 25% sobre as exportações de aço.

Para governo Trump, Brasil tem uma das maiores tarifas

Na ordem executiva, o governo americano argumenta que, mesmo comprometidos com um comércio global na base da reciprocidade, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), na prática, isso não vem acontecendo há décadas.

Nesse sentido, Trump mencionou vários parceiros comerciais que praticam tarifas elevadas e citou nominalmente o Brasil no topo da lista.

Consequentemente, de acordo com a OMC, os Estados Unidos têm uma das menores tarifas médias simples do mundo, de 3,3%, enquanto muitos de nossos principais parceiros comerciais, como Brasil (11,2%), China (7,5%), União Europeia (UE) (5%), Índia (17%) e Vietnã (9,4%) têm tarifas médias simples de significativamente mais altas.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS