PIB: Soja faz agro ter primeira queda anual desde 2016

Setor recuou 1,7% em 2022, com leve alta de 0,3% no 4º trimestre

Colheita de soja no Brasil. Foto: Enrique Marcarian/Reuters
Colheita de soja no Brasil. Foto: Enrique Marcarian/Reuters

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário fechou o ano de 2022 com queda de 1,7%. No quarto trimestre, na comparação aos três meses imediatamente anteriores, houve alta de 0,3%.

A queda no ano veio acima da projeção mediana de queda de 1,1% esperada por analistas de consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A variação de 0,3% no resultado do quarto trimestre, por sua vez, veio abaixo da estimativa mediana, de aumento de 0,8%.

Em comparação ao quarto trimestre de 2021, o PIB agro caiu 2,9%. A expectativa mediana do mercado, segundo consulta feita pelo Valor, era de aumento de 0,8%.

Últimas em Economia

Foi a primeira queda anual do setor desde 2016, quando tinha caído 5,2%. Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do instituto, Rebeca Palis, a queda da produção de soja foi o que mais pesou neste resultado.

“A soja, principal produto da lavoura brasileira, com estimativa de queda de produção de 11,4%, foi o que mais puxou o resultado da Agropecuária para baixo no ano, sendo impactada por efeitos climáticos adversos”, afirmou ela.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS