Sob impacto do tarifaço de Trump, iPhone pode ficar até 26% mais caro

A Ásia produz a maioria dos produtos tecnológicos. A Apple, em particular, depende da fabricante terceirizada Foxconn para produzir a grande maioria de seus iPhones na China
🤖 Leia o resumo feito pelo Flash, nossa ferramenta de Inteligência Artificial
  • Tarifas de Trump sobre produtos tecnológicos podem aumentar preços em até 35%.
  • Iphone pode ficar até 26% mais caro devido às novas taxas.
  • Aumento afeta também computadores, servidores e equipamentos de telecomunicações.
  • Apple e Nintendo sofrem impactos negativos com as novas medidas.
  • Ações da Apple caíram 5,7% após anúncio das tarifas.
LER RESUMO

Empresas citadas na reportagem:

Os preços do ‘hardware’ de tecnologia vão subir — e muito — devido às tarifas de Trump, segundo novos números da firma New Street Research.

Os aumentos, conforme calculado pelo analista Pierre Ferragu, são de 28% a 35% para computadores; de 21% a 26% para “smartphones” premium; de 25% a 31% para servidores de computador e dispositivos de rede; e de 9% a 12% para equipamentos de telecomunicações.

Ferragu avaliou o impacto das tarifas considerando a origem da fabricação, os possíveis custos adicionais e quanto desse aumento pode ser repassado ao consumidor.

Taxação forte de países asiáticos aumenta impacto

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que novas tarifas sobre dezenas de países — 34% sobre a China, por exemplo, 46% sobre o Vietnã e 26% sobre a Índia — entrariam em vigor na quarta-feira (9).

A Ásia produz a maioria dos produtos tecnológicos. A Apple, em particular, depende da fabricante terceirizada Foxconn para produzir a grande maioria de seus iPhones na China.

Além disso, a empresa japonesa de jogos Nintendo adiou as pré-vendas nos EUA para seu tão aguardado console Switch 2 — a empresa fabrica seus consoles em vários países da Ásia — devido à incerteza do mercado em relação às tarifas.

As pré-vendas estavam programadas para começar na quarta-feira, mas, segundo a empresa, ainda não há uma nova data.

Na negociação da tarde de segunda-feira, as ações da Apple caíram 5,7%. Os recibos de ações americanos (ADRs) da Nintendo subiram 0,3%. O índice Nasdaq Composite cai 0,9%.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas