Segunda província mais populosa da China detecta nova subvariante da ômicron
Os casos foram detectados na cidade portuária de Yantai, segundo o jornal estatal chinês “Global Times”

Autoridades da China detectaram nesta segunda-feira uma nova sublinhagem da variante ômicron, batizada como BA.2.3, na província de Shandong, a segunda mais populosa do país.
Os casos foram detectados na cidade portuária de Yantai, segundo o jornal estatal chinês “Global Times”. O sequenciamento genético identificou a nova subvariante, que provou ser mais contagiosa e ter um período de encubação mais curto do que outras já descobertas no país.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Apesar de estes serem os primeiros casos da subvariante território continental da China, imunologistas disseram ao “Global Times” que não esperam que a sublinhagem tenha um impacto significativo na resposta à covid-19 no país já que ela possui características similares às cepas anteriores.
Yantai é uma importante cidade portuária da China, especialmente devido ao comércio com a Coreia do Sul e com o Japão. Imunologistas chineses afirmaram ao jornal estatal que é provável que a subvariante tenha sido importada ao país, já que a tendência é que o vírus sofra mais mutações em locais com um maior número de casos.
Últimas em Economia
Nas últimas 24 horas, as autoridades de Yantai registraram 36 novos casos sintomáticos de covid-19 e outros 34 assintomáticos. A cidade vem detectando um número crescente de contágios nos últimos dias e se comprometeu a adotar medidas para interromper a transmissão comunitária o mais rápido possível.
A descoberta da nova variante ocorre em um momento em que a China está lutando contra surtos causados pela ômicron em diferentes partes do país. Xangai está parcialmente confinada há quase um mês, e Pequim começou hoje a testar quase todos os seus 21 milhões de habitantes após uma alta nos casos.