Reino Unido anuncia primeiras sanções econômicas contra a Rússia

Cinco bancos e três oligarcas russos serão alvo das primeiras medidas adotadas pelo governo britânico

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta terça-feira um pacote de sanções contra a Rússia após a decisão do país de reconhecer a independência de áreas controladas por separatistas pró-Moscou no leste da Ucrânia.

Cinco bancos russos — Rossyia, IS Bank, General Bank, Promsvyazbank e Black Sea Bank — e três oligarcas do país — Gennady Timchenko, Boris Rotenberg e Igor Rotenberg — serão alvo das primeiras medidas adotadas pelo governo britânico.

Em um pronunciamento no Parlamento, Johnson afirmou que o principal objetivo da medida é impedir que as empresas russas consigam financiamento no mercado financeiro do Reino Unido.

Com a decisão, os ativos financeiros que os alvos das sanções possuírem sob jurisdição do Reino Unido serão congelados. Empresas britânicas e indivíduos também estão proibidos de fazer negócios com os bancos e os cidadãos russos incluídos na medida.

O premiê britânico também condenou Putin pelo reconhecimento da independência das regiões de Donetsk e Luhansk, acrescentando que o movimento da Rússia é um “pretexto” para invasão de toda a Ucrânia.

“Devemos agora nos preparar para as novas etapas do plano de Putin”, afirmou Johnson, acrescentando que mais sanções serão impostas contra a Rússia se a Ucrânia for invadida.

(Com Valor PRO, o serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico)

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas