Powell: Incertezas sobre mudanças promovidas pelo governo Trump mantêm Fed vigilante

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, disse que a incerteza permanece alta em torno das mudanças que estão sendo implementadas pelo governo dos Estados Unidos, mas a política monetária está bem posicionada para aguardar maior clareza.
“À medida que analisamos as informações recebidas, estamos focados em separar o sinal do ruído conforme a perspectiva evolui. Não precisamos ter pressa e estamos bem posicionados para esperar por maior clareza”, disse Powell, ao participar de um evento em Nova York.
O novo governo está no processo de implementar mudanças políticas significativas em comércio, imigração, política fiscal e regulamentação, afirmou Powell.
“É o efeito líquido dessas mudanças políticas que importará para a economia e para o caminho da política monetária.”
Impactos das tarifas na economia
Ao ser questionado sobre os impactos das tarifas comerciais, Powell disse que é preciso esperar para ver.
Mas a probabilidade é que haja um aumento nos níveis de preços.
Powell disse que está monitorando as expectativas de inflação de longo prazo para garantir que elas não estejam se desancorando.
Segundo ele, a política monetária “não está em um curso predefinido”, e se a economia permanecer forte, mas a inflação não continuar a se mover para a meta de 2%, o Fed pode manter a restrição por mais tempo.
No entanto, se o mercado de trabalho enfraquecer ou a inflação desacelerar mais do que o previsto, a política pode ser afrouxada.
“Nossa atual postura política está bem posicionada para lidar com os riscos e incertezas que enfrentamos.”
Para Powell, economia vai bem apesar da incerteza
Powell disse também que, apesar dos níveis elevados de incerteza, a economia dos Estados Unidos continua em um bom lugar e tem crescido em um ritmo robusto, com muitos indicadores mostrando que o mercado de trabalho está robusto e amplamente equilibrado.
“Com o crescimento salarial moderado e a oferta e a demanda de trabalho tendo se equilibrado melhor, o mercado de trabalho não é uma fonte significativa de pressão inflacionária.”
Já o progresso na redução da inflação tem sido amplo, embora as leituras recentes permaneçam um pouco acima da meta.
“O caminho para retornar a inflação de forma sustentável à nossa meta tem sido turbulento, e esperamos que isso continue.”
Segundo ele, a inflação pode ser volátil mês a mês, e não é apropriado reagir a um aumento temporário nos preços.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir