Nova York declara Estado de emergência após detectar vírus da poliomielite em água de esgoto

A ordem executiva, assinada nesta sexta-feira (9) pela governadora Kathy Hochul, aumentou a rede de estabelecimentos que podem aplicar vacinas contra a doença

O Estado de Nova York declarou Estado de emergência após detectar a presença do vírus da poliomielite em amostras de água de esgoto retiradas do condado de Nassau, em Long Island.

A ordem executiva, assinada na sexta-feira pela (9) governadora Kathy Hochul, aumentou a rede de estabelecimentos que podem aplicar vacinas contra a doença.

O Departamento de Saúde de Nova York disse também que médicos e enfermeiros certificados poderão emitir pedidos médicos para a aplicação da vacina.

“Não podemos arriscar com a poliomielite”, disse a comissária de saúde Mary Bassett. “Se você ou seu filho não estão vacinados ou não estão com as vacinas em dia, o risco de contrair a doença paralítica é real. Peço aos nova-iorquinos que não aceitem nenhum risco”.

Os moradores do Estado de Nova York que já completaram seu esquema vacinal contra a poliomielite devem receber um reforço vitalício após entrarem em contato próximo com uma pessoa suspeita de estar infectada pelo vírus, disse o departamento.

Pessoas com exposição ocupacional a águas residuais “podem considerar um reforço”, disse a autoridade de saúde do Estado.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas