Mercado de trabalho nos EUA surpreende com geração de 177 mil vagas em abril, mas economia ainda preocupa
Os EUA criaram 177 mil vagas de empregos em abril, informou o Departamento do Trabalho na sexta-feira (30), acima dos 133 mil esperados por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.
Já a taxa de desemprego manteve-se estável em 4,2%, em linha com o esperado, enquanto o salário médio por horal avançou 3,8%, abaixo do consenso de 3,9%. A taxa de participação da força de trabalho subiu para 66,6% de 66,5% em março.
As tarifas de Trump sobre a China e grandes indústrias, desde siderúrgicas até automobilísticas, têm preocupado o setor corporativo e levado as empresas a repensar estratégias de negócios inteiras.
Embora Trump tenha suspendido muitas de suas tarifas, economistas alertam que os planos da Casa Branca pressionarão muitas empresas, forçando-as não apenas a cortar custos, mas também trabalhadores no final do ano.
As demissões foram contidas e mesmo as empresas que não estão demitindo funcionários podem simplesmente suspender as contratações.
“Há um longo período entre tomar a decisão de contratar ou cortar empregos e, de fato, ver isso se concretizar”, disse James Knightley, economista do ING Financial Markets.
“Mas, à medida em que avançamos no ano, teremos que nos preparar para números de empregos muito mais fracos, com o risco de que as contratações diminuam significativamente.”
Demissões do governo federal
As demissões do governo federal promovidas pelo governo Trump já prejudicaram as folhas de pagamento do governo.
No entanto, alguns economistas afirmam que o impacto do novo Departamento de Eficiência Governamental e seu esforço para cortar milhares de empregos federais não serão totalmente refletidos nos dados mensais de empregos até o outono.
Trump impôs tarifas abrangentes no início do mês de abril e, em seguida, suspendeu muitas delas. Embora os dados concretos sobre a economia tenham se mantido estáveis, empresas e indivíduos estão demonstrando preocupação em pesquisas.
O sentimento do consumidor atingiu um dos níveis mais baixos já registrados em abril, de acordo com a Universidade de Michigan. Outro fator que pode desacelerar o mercado de trabalho nos próximos meses é o forte declínio na imigração decorrente das políticas de fronteira de Trump.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir