Kugler, do Fed: dentre efeitos das tarifas, alta da inflação é questão mais urgente

'Se apertarmos a política monetária, podemos enfraquecer a economia. Se afrouxarmos, por outro lado, podemos impulsionar ainda mais a inflação', afirmou Kugler

A diretora do Federal Reserve (Fed) Adriana Kugler disse nesta segunda-feira que a política comercial de Donald Trump deve pesar mais sobre a inflação do que o crescimento econômico no momento. Kugler deu uma aula na Universidade Harvard, que foi seguida por uma sessão de perguntas e respostas.

“O que eu vejo, neste momento, é que a inflação é mais urgente em termos dos efeitos das tarifas que já estamos observando”, afirmou Kugler, ao descrever o dilema sobre como o Fed deve reagir em um cenário de economia enfraquecida e inflação crescente.

Ela vê que a antecipação de compras por parte dos consumidores, antes das tarifas entrarem em vigor, pode estar sustentando a atividade econômica no início de 2025, enquanto já há sinais de que as mudanças na política comercial estão exercendo pressão de alta sobre os preços.

“Se apertarmos a política monetária, podemos enfraquecer a economia. Se afrouxarmos, por outro lado, podemos impulsionar ainda mais a inflação”, ela disse. “Portanto, precisamos ser muito cuidadosos sobre como navegamos este período.”

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas