Haddad vê inflação entre 4% e 5% dentro do normal, diz jornal

A inflação normal para o Brasil está em torno de 4% a 5%. Essa é a percepção do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O ministro disse, nesta segunda-feira (17), que esse patamar é “relativamente” dentro da normalidade para o Plano Real.

“O Brasil deixou uma inflação de dois dígitos há três anos. Hoje temos uma inflação em torno de 4% a 5%”, afirmou.

Assim, “é uma inflação relativamente normal para o Brasil desde o Plano Real há 26 anos”, acrescentou o ministro.

“Um caminho para a resiliência dos Mercados Emergentes”, na Conferência do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Al-Ula, na Arábia Saudita, de acordo com informações de “O Globo”.

Pensando em investir em ações em 2025? Receba a lista das 10 ações preferidas pelos investidores profissionais + setores para evitar. Inscreva-se!

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    Queda do dólar deve estabilizar inflação, diz ministro

    De acordo com Haddad, a valorização do dólar no mundo pressionou a inflação no Brasil, o que levou o Banco Central (BC) a adotar uma política contracionista.

    Mas, segundo o ministro, a recente valorização do real em relação ao dólar pode ajudar no controle da inflação e evitar novas subidas de juros pelo BC.

    “O aumento das taxas (de juros) será no curto prazo. O dólar voltou a um nível adequado e caiu 10% nos últimos 60 dias. Acho que isso vai fazer com que a inflação se estabilize”, completou Haddad.

    De acordo com “O Globo”, em seu discurso, Haddad ainda defendeu que o ajuste fiscal implementado pelo governo não é recessivo, e garantiu uma taxa de crescimento em torno de 3,5% no ano passado.

    Hoje, o Santander soltou um relatório prevendo algum nível de estagflação no horizonte no mundo caso a guerra comercial seja realmente deflagrada. Veja.

    Com informações do Valor Econômico.

    Leia a seguir

    Pular para a barra de ferramentas

    Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais