Guerra na Ucrânia deve promover Brasil a principal destino de investimento europeu entre emergentes

A guerra entre Rússia e Ucrânia deve promover o Brasil a principal destino dos investimentos europeus entre os países emergentes. É o que aponta a última edição do Mapa Bilateral de Investimentos Brasil – União Europeia, organizado pelo Apex Brasil.
De acordo com o documento, o Brasil ocupa, hoje, a segunda colocação entre os emergentes que recebem investimento europeu. O estoque total de investimentos no Brasil estava em 263 bilhões de euros, atrás apenas da Rússia, cujo estoque estava em 279,2 bilhões.
“A tendência é que o Brasil chegue à liderança dos IED (Investimentos estrangeiros diretos) do bloco destinado aos países emergentes, devido ao conflito no leste europeu”, prevê o estudo da Apex.
A União Europeia também é a origem do maior volume de investimento estrangeiro direto no Brasil, com quase 50% do total. A maior parte está alocada nos setores de Comércio (atacado e varejo), Serviços Financeiro e Manufatura, que, juntos, representam 78,2% do estoque no país.
Entre 2016 e 2020, segundo a Apex, houve 385 anúncios de investimento de empresas da UE no Brasil, totalizando US$ 20 bilhões.
“Esses investimentos ajudaram a criar mais de 55 mil empregos”, informa a entidade.
Leia a seguir