Guerra comercial: China isenta alguns itens americanos de tarifas

Discretamente, governo chinês isentou de tarifas produtos americanos que não consegue repor em outros mercados

Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, chega ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF) Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, chega ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF) Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Discretamente, o governo da China isentou de suas tarifas retaliatórias de 125% algumas importações dos Estados Unidos que o gigante asiático não conseguiu obter de outro lugar, destaca reportagem do jornal Wall Street Journal neste sábado (26).

Esses produtos incluem certos semicondutores e equipamentos para fabricação de chips, produtos médicos e peças de aviação, destaca o jornal, apontando fontes próximas aos importadores asiáticos.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Vulnerabilidades

As exclusões destacam pontos de vulnerabilidade da economia chinesa. Muitas indústrias chinesas, especialmente as de tecnologia avançada, aeroespacial e farmacêutica, continuam dependentes de insumos fabricados nos EUA.

Da mesma forma, o governo Trump anunciou isenções em suas “tarifas recíprocas” para smartphones, notebooks e outros eletrônicos fabricados na China no início deste mês.

Últimas em Economia

Guerra comercial

Quando Trump impôs um adicional cumulativo de 20% em impostos sobre todas as importações chinesas no início de seu segundo mandato, o governo de Xin Jinping mostrou os dentes e respondeu com tarifas direcionadas a algumas importações americanas, incluindo produtos energéticos e certos veículos.

Só impôs tarifas generalizadas sobre produtos americanos com as tarifas do “Dia da Libertação” de Trump, em 2 de abril, que aplicaram um adicional de 34% sobre todos os produtos chineses.

Depois disso, Pequim igualou cada um dos aumentos tarifários subsequentes de Trump, elevando seu nível tarifário atual para 125% sobre todos os produtos americanos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS