Guerra comercial: China isenta alguns itens americanos de tarifas

Discretamente, governo chinês isentou de tarifas produtos americanos que não consegue repor em outros mercados
🤖 Leia o resumo feito pelo Flash, nossa ferramenta de Inteligência Artificial
  • A China isentou alguns produtos americanos de tarifas retaliatórias, incluindo semicondutores e equipamentos médicos.
  • Isso destaca a dependência chinesa de insumos americanos em setores como tecnologia e saúde.
  • A medida ocorre em meio à guerra comercial entre EUA e China, com ambos os países impondo tarifas sobre importações.
  • A isenção inclui itens que a China não consegue obter em outros lugares, mostrando vulnerabilidades em sua economia.
LER RESUMO

Discretamente, o governo da China isentou de suas tarifas retaliatórias de 125% algumas importações dos Estados Unidos que o gigante asiático não conseguiu obter de outro lugar, destaca reportagem do jornal Wall Street Journal neste sábado (26).

Esses produtos incluem certos semicondutores e equipamentos para fabricação de chips, produtos médicos e peças de aviação, destaca o jornal, apontando fontes próximas aos importadores asiáticos.

Vulnerabilidades

As exclusões destacam pontos de vulnerabilidade da economia chinesa. Muitas indústrias chinesas, especialmente as de tecnologia avançada, aeroespacial e farmacêutica, continuam dependentes de insumos fabricados nos EUA.

Da mesma forma, o governo Trump anunciou isenções em suas “tarifas recíprocas” para smartphones, notebooks e outros eletrônicos fabricados na China no início deste mês.

Guerra comercial

Quando Trump impôs um adicional cumulativo de 20% em impostos sobre todas as importações chinesas no início de seu segundo mandato, o governo de Xin Jinping mostrou os dentes e respondeu com tarifas direcionadas a algumas importações americanas, incluindo produtos energéticos e certos veículos.

Só impôs tarifas generalizadas sobre produtos americanos com as tarifas do “Dia da Libertação” de Trump, em 2 de abril, que aplicaram um adicional de 34% sobre todos os produtos chineses.

Depois disso, Pequim igualou cada um dos aumentos tarifários subsequentes de Trump, elevando seu nível tarifário atual para 125% sobre todos os produtos americanos.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas