Crescimento econômico: surpresas e o que esperar?
-
Nicholas McCarthy, CIO do Itaú Unibanco: Brasil pode se beneficiar com efeitos do tarifaço de Trump
-
'Não consigo apostar contra bolsa americana', diz gestor que vê dólar dominante por 50 anos
-
'Melhor ficar aplicado em juros neste momento', diz gestor de R$ 12,7 bilhões; saiba como turbinar sua renda fixa
O que esperar do crescimento econômico brasileiro nos próximos meses? Afinal, com a esteira da aprovação do projeto da Reforma Tributária pelo plenário da Câmara (em que a proposta foi para o Senado), os juros futuros e o dólar ampliaram o ritmo de queda. Além disos, também aumentou a expectativa de início de cortes da taxa básica de juros, a Selic, na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), em agosto.
Assim, na live Papo Inteligente, você verá quais acontecimentos recentes favorecem o crescimento econômico. Vale lembrar que o papo acontece ao vivo aqui na Inteligência Financeira com a jornalista Mara Luquet e o analista e colunista de Economia no JOTA, Fábio Graner.
O que esperar da economia brasileira nos próximos anos?
Seria o começo de uma trajetória de queda para o Brasil voltar a ter juros de um dígito? Pois bem, alguns analistas avaliam que essa taxa de um dígito só viria em 2024.
“A taxa de juros em um dígito será um estímulo para um movimento mais forte de investimentos no País”, explica o analista Fábio Graner.
Economistas argumentam que o Brasil começou o aperto com a taxa de juros alta antes do mercado Internacional. “Então, por isso, teria um espaço para redução de taxas antes dos outros países”, diz Mara Luquet.
Maior crescimento econômico?
O governo tem pressa no registro de maior crescimento e desenvolvimento econômico, com melhor distribuição de renda no País.
Crescimento é o caminho para chegar ao desenvolvimento econômico. O fato é que só crescimento não basta. Segundo Graner, é necessário ter investimento em educação, saúde, qualidade de vida e produtividade. “São bases para o crescimento”, explica durante a live.
Promovida pela Inteligência Financeira, veja a live “Papo Inteligente” completa aqui.
Leia a seguir