Bolsa de Moscou permanece fechada pelo quarto dia; rublo renova mínima recorde

O mercado de ações da Rússia permanecerá fechado pelo quarto dia consecutivo hoje, informou o banco central do país, em meio à contínua turbulência financeira provocada pela invasão da Ucrânia. No mercado de câmbio, o rublo ensaiou recuperação em relação ao dólar, mas voltou a ser pressionado e segue perto do valor recorde de baixa.
Às 8h15, o dólar disparava 7,92% em relação ao rublo russo, cotado a 117,49 rublos, apagando os ganhos de mais de 3% registrados durante a sessão asiática. A moeda da Rússia se desvalorizou em quase 25% desde o início dos ataques à Ucrânia há uma semana e depois que os Estados Unidos e aliados impuseram sanções econômicas e financeiras contra o país.
Para o BCA Reasearch, as medidas mostram a incapacidade do banco central russo de intervir de forma significativa para conter a depreciação do rublo, em meio aos objetivos estratégicos do Kremlin em relação à Ucrânia. “O principal objetivo do [presidente russo, Vladimir] Putin é derrubar o atual governo em Kiev e instalar um governo pró-Rússia”, afirma a consultoria, em relatório. Para a equipe do BCA, a retórica e as ações ofensivas russa em território ucraniano tendem a ficar mais agressivas nos próximos dias e semanas.
Já as negociações com ações e derivativos permaneceram suspensas na bolsa de Moscou, salvo exceções limitadas, informou o banco central da Rússia em comunicado na quarta-feira, horário local.
O fechamento prolongado do mercado de ações é uma das várias medidas tomadas pela autoridade monetária, que também mais que dobrou a taxa de juros de referência do país, introduziu controles de capital e bloqueou pagamentos de juros da dívida a detentores de títulos estrangeiros.
Em reação à escalada da tensão geopolítica e à desvalorização dos ativos russos, os provedores MSCI e FTSE Russell vão retirar as ações russas de seus índices referenciais na próxima semana. Em comunicado, a MSCI disse que ouviu de investidores e outros participantes do mercado que “o mercado de ações russo atualmente não pode ser investido”. Os responsáveis pela composição dos índices acionários americanos S&P 500 e Dow Jones estão considerando fazer o mesmo.
Leia a seguir