A SAP se tornou a maior empresa da Europa, mas isso significa que vale a pena investir no negócio?

- A SAP superou a Novo Nordisk como a empresa mais valiosa da Europa, com ações valorizando 40% no último ano.
- Seu sucesso se deve à transição para serviços em nuvem com IA, substituindo o modelo de licenças.
- A SAP mantém seu ERP como carro-chefe, garantindo receita recorrente e fidelização de clientes.
- Apesar do desempenho positivo, especialistas alertam para a volatilidade do mercado e a maturidade da empresa, questionando a vantagem do investimento atual.
- Investimento em ações da SAP no Brasil pode ser feito via BDR (SAPP34) na B3 ou corretoras internacionais.
Em março deste ano a gigante de tecnologia alemã SAP ganhou o posto de empresa mais valiosa da Europa, tirando do trono a gigante farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. “No último ano, de 31 de março de 2024 a 31 de março de 2025, os papéis da empresa valorizaram 40%”, afirma Henrique Vasconcellos, sócio e analista de ações globais da Nord Investimentos. No mesmo período, o índice DAX, o principal da bolsa de valores de Frankfurt, onde a SAP é negociada, valorizou 21%.
Atualmente, a capitalização de mercado está em torno de 270 bilhões de euros. E o auge do preço das ações ocorreu em meados de fevereiro. “No dia 19, cada ação chegou a custar 283,50 euros”, lembra Virgílio Lage, especialista da Valor Investimentos.
Como a SAP se tornou a empresa mais valiosa da Europa
Há muitos anos que a SAP é uma empresa gigante, geralmente associada aos seus parrudos ERPs. Eles são sistemas de gestão que integram os principais processos de uma empresa.
Porém, o que mais impulsionou seu crescimento nos últimos foi a estratégia de concentrar esforços em serviços de nuvem por assinatura com recursos de inteligência artificial, substituindo o tradicional modelo de venda de licenças de software. “A valorização dos papeis da SAP reflete a confiança dos consumidores nessa transição bem-sucedida, que gerou aumento significativo da receita da empresa”, destaca Lage.
Faz sentido. Tanto que, no anúncio de resultados de 2024, o próprio Christian Klein, CEO da empresa, afirmou que o quarto trimestre marcava um encerramento sólido do ano, com metade dos pedidos de serviços na nuvem, incluindo inteligência artificial.
“Ao analisar o último ano, superamos nossos objetivos em soluções na nuvem, impulsionando o crescimento das receitas e da carteira de pedidos, mesmo partindo de uma base já elevada”, disse ele na oportunidade.
Além disso, destaca Lage, a empresa elevou suas projeções de lucro prevendo crescimento contínuo impulsionado pelo interesse em IA.
E naquele mesmo anúncio de resultados, o CEO declarou: “Olhando para o futuro, a nossa posição de liderança em dados e IA empresarial reforça a confiança na aceleração do crescimento das receitas até 2027”.
Vasconcellos lembra também que SAP tem seu ERP como carro chefe.
“É um produto com participação muito relevante no mercado que, embora não tenha muito para onde crescer, garante à empresa uma receita recorrente”, explica.
Para completar, o especialista indica que raramente as empresas trocam de sistema ERP porque isso envolve altos custos e bastante empenho da empresa como um todo. Ou seja, na sua análise, dificilmente a SAP perde clientes.
Mas o mercado é (sempre) volátil
Tanto Vasconcellos quanto Lage destacam, no entanto, que o mercado de ações é volátil. “A SAP é hoje a empresa mais valiosa da Europa porque o mercado paga esse preço pelos papeis”, diz o sócio da Nord. “Mas isso pode deixar de ser verdade assim que o mercado decidir comprar outras posições”, alerta.
Vale a pena investir em SAP agora?
Então, quando a pergunta é se vale a pena investir em ações da SAP agora, o especialista da Valor Investimentos é cauteloso. Para ele, antes de decidir é preciso avaliar a situação da empresa, do setor e, claro, considerar que, apesar do desempenho positivo recente, as ações sempre têm volatilidade.
Vasconcellos é mais categórico.
“Achamos que não”, diz. “É uma empresa muito madura, que não tem muito crescimento e que não negocia a múltiplos baixos”, justifica. “Não enxergamos muita vantagem nesse investimento hoje”.
Como investir em ações da SAP estando no Brasil
Há várias opções para investir em ações da SAP, mesmo a partir do Brasil. A mais simples é por meio do BDR (SAPP34) negociado na B3. Também é possível fazê-lo por meio de corretoras internacionais que possam acessar a bolsa da Alemanha ou os ADRs dos Estados Unidos.
Leia a seguir