Bolsa de valores: entenda os pontos positivos e negativos do Ibovespa com o fim de fevereiro

Relatório divulgado pelo Itaú BBA fez uma análise a respeito do Ibovespa

Painel mostra a variação de ativos na B3, a operadora da bolsa de valores brasileira. Foto: B3/Divulgação
Painel mostra a variação de ativos na B3, a operadora da bolsa de valores brasileira. Foto: B3/Divulgação

O vento de popa não durou e abolsa de valores patinou em fevereiro. É esse o resumo do desempenho do Ibovespa durante fevereiro. A análise feita pelo Itaú BBA, assinada por Victor Natal e Mathias Dabdad Venosa e divulgada nesta quarta-feira (5).

Dessa forma, no fim do mês a bolsa de valores caiu mais de 2,5%, para 122,7 mil pontos. Assim, importante destacar que o Ibovespa começou o ano aos 120 mil pontos. Portanto, investir no Ibovespa continua sendo o mesmo que andar de lado. Ganha-se um pouco, perde-se um pouco… e a vida que segue.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O relatório divulgado nesta quarta-feira mostra que a bolsa passou as três primeiras semanas do mês passado “dando continuidade ao comportamento visto no mês anterior: em viés de alta, sustentado por uma correção nos preços e pela narrativa de que as expectativas antes talvez refletissem uma percepção exageradamente pessimista do futuro”.

Mas essa tendência, informa ainda o relatório, se desfez na última semana do mês, “diante de mudanças relacionadas às tarifas de importação nos Estados Unidos, da retomada de preocupações com as contas públicas e em meio a fatores potencialmente inflacionários”.

Últimas em Ações

Bolsa de valores: pontos positivos

Dessa maneira, resume-se dessa forma os pontos positivos apresentados anteriormente na bolsa de valores, conforme o relatório do Itaú BBA.

Pontos positivos
1. Narrativa talvez exageradamente pessimista quanto ao futuro;
2. Valorização do real frente ao dólar: moeda norte-americana chegou a R$ 5,69 no dia 18 de fevereiro;
3. Recuperação mais firme de ações ligadas à economia doméstica.

Mas os pontos – ou acontecimentos negativos – suplantaram a visão otimista do mercado; confira a seguir.

Pontos negativos
1. Mudanças relacionadas às tarifas de importação nos Estados Unidos;
2. Novas preocupações com as contas públicas domésticas;
3. Aprovação de MP afrouxando regras para o saque-aniversário do FGTS;
4. Dados de emprego mostram que o mercado de trabalho está resiliente;
5. Economia, assim, pode se manter por mais tempo aquecida. Isso gera potencial inflacionário.

E o que esperar da bolsa de valores agora?

Assim, entrevista realizada no fim da semana passada, portanto, antes do carnaval, indica que a semana na bolsa de valores deve ser principalmente influenciada pelo cenário externo, uma vez que a agenda doméstica tente a ficar esvaziada por conta do feriado. Quer saber mais? Clique aqui.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS