Bolsa de valores feriado: B3 funciona na sexta-feira depois do Dia do Trabalho?
- A B3 fecha no dia 1º de maio (Dia do Trabalho).
- As operações retornam normalmente na sexta-feira, dia 2 de maio.
- O Ibovespa atingiu cerca de 135 mil pontos em abril, mostrando recuperação do mercado.
- Nos EUA, a bolsa funciona normalmente, pois o feriado do trabalho é em setembro.
- Bancos fecham no dia 1º de maio, mas o Pix funciona normalmente.
É de se esperar que a bolsa de valores do Brasil, a B3, fique fechada neste 1º de maio, quando se celebra o Dia do Trabalho. Mas e a sexta-feira, dia 2 de maio, o Ibovespa terá sessão? A resposta é sim. Para os dois casos. A bolsa fecha nesta quinta-feira e abre na sexta-feira normalmente.
Powered by TradingView
O feriado do dia do trabalho é o único que fecha a bolsa de valores em maio, inclusive. A próxima interrupção do serviço ocorre apenas em 19 de junho, quando há a celebração religiosa do Corpus Christi. Para acompanhar o calendário completo do ano vale acessar o site da B3.
O Ibovespa vive um ano de recuperação, que passa sobretudo por valorização bastante significativa. Abril termina na sexta-feira (2) com o índice esbarrando em 135 mil pontos. Bastante, sobretudo se considerarmos que o patamar estava em 120 mil pontos no fim do ano passado. Com isso, o mercado de renda variável volta a ser atraente e, pensando nisso, a Inteligência Financeira publicou recentemente dez ações para o interessado surfar essa onda de valorização.
Bolsas nos Estados Unidos
No caso dos Estados Unidos, no entanto, nada muda. Lá não é feriado. Nos EUA, os trabalhadores são celebrados na primeira segunda-feira de setembro. Então, na quinta-feira há pregão normal dos principais índices: Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq.
Bancos ficam fechados
De acordo com comunicado da Febraban, as agências também fecham no Dia do Trabalho. Assim, de acordo com a entidade que representa os bancos, as compensações bancárias não serão efetivadas. Isso inclui TED. Mas o Pix, que funciona 24 horas por dia, pode ser feito normalmente. Assim como no caso da bolsa de valores, o funcionamento volta normalmente na sexta.
Leia a seguir