BB Seguridade (BBSE3) decepciona no 1º tri e ações despencam; confira visão de analistas

Seguros para produtores pressionam BB Seguridade (BBSE3) no 1º tri apesar de alta no lucro líquido; ações operam em queda no Ibovespa

A BB Seguridade reportou lucro líquido de R$ 2 bilhões no primeiro trimestre, alta de 8,3% em relação ao mesmo período de 2024. Contudo, o mercado entendeu que os números do braço de seguridade do Banco do Brasil foram pressionados pela queda de receita com prêmio de seguros do agronegócio, que recuou na base de comparação de trimestre a trimestre. As ações da BB Seguridade (BBSE3) despencaram na bolsa de valores em decorrência do balanço lido como “fraco” por analistas.

Apesar da alta anual, o lucro decepcionou investidores. Segundo o banco Goldman Sachs, o lucro líquido veio 5% abaixo das estimativas do mercado e 8% menor do que as estimativas do banco americano.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Para o Safra, os resultados da BB Seguridade traçam um viés negativo pelo resto do ano. O mercado teme descumprimento do guidance da seguradora em 2025.

Mercado coloca previsões em xeque

Os prêmios no agronegócio não bateram as expectativas da própria companhia no primeiro trimestre. Os prêmios emitidos para o setor recuaram 5,9% na comparação anual, contra as projeções da empresa de crescimento de receita de 2% a 7% com o produto neste ano.

Últimas em Ações

O Goldman nota, em relatório, que o balanço negativo para prêmios veio de queda na emissão de seguros a prestamistas (empréstimo para pagamento ou quitação de indenizações) para produtores rurais. Nesta linha, a BB Seguridade caiu 22% frente a 2024. Já o seguro rural ficou estável no ano a ano, mas mais fraco na comparação trimestre a trimestre.

A reação negativa das ações da BB Seguridade era esperada porque, segundo o Goldman, o papel acumulou alta de 23% desde janeiro.

Além disso, a sinistralidade do seguro rural saltou. O índice de compensação por ocorrências de assegurados da BB Seguridade no agro saltou 24% no saldo total do primeiro trimestre, maior em mais de 2 anos.

“Notamos uma pressão mais fraca vinda dos negócios de previdência e seguros”, disse a equipe de Tiago Binsfield, analista do Goldman.

“O fraco início de ano da BB Seguridade (BBSE3) implica em dificuldade de acertar na projeção de 2025 para escrituração de seguros. Dito isto, vimos a empresa chegar à projeção de resultado operacional proposta”, completaram.

Em relatório, o Itaú BBA reiterou a visão de cautela que tem para o papel.

O lucro líquido veio 5% abaixo das estimativas, mas efeitos negativos em prêmios e pressão de altas taxas de administração da Brasil Previdência pelos fundos PGBL e VGBL “trazem carrego negativo para próximo” trimestre. É o que levanta Pedro Leduc, analista do Itaú BBA.

O BBA também considera o balanço de ontem negativo para as ações da BB Seguridade.

Consignado CLT pode ajudar seguradora, diz Safra

O Safra afirma que os resultados da BB Seguridade devem continuar pressionados até o segundo semestre deste ano.

O crédito consignado CLT, modalidade de empréstimo sancionada pelo governo a bancos para atender trabalhadores com carteira assinada, pode ajudar a melhorar o resultado líquido da seguradora.

Assim como o Goldman, o banco ressalta temor do mercado de a seguradora não bater seu guidance.

A BB Seguridade afirmou que vai manter as projeções para 2025. Pelo menos “até que tenha mais clareza sobre variáveis econômicas relevantes para o desempenho comercial”, disse a empresa.

O BTG Pactual pondera que a revisão positiva para o papel “é bem mais limitada” depois do balanço do primeiro trimestre.

“Dado que o Banco do Brasil (BBAS3) está com um balanço mais restrito, não enxergamos um programa de recompra de ações da BB Seguridade (BBSE3) como provável.”

O colchão de dividend yield de 10% da BB Seguridade, por outro lado, joga a favor da ação. “Não vemos também uma venda massiva de papéis”, argumentaram os analistas sob liderança de Eduardo Rosman, do BTG.

O problema das ações da BB Seguridade (BBSE3) hoje, na visão do banco, é o espaço limitado para potencial de alta.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS