Vale a pena comprar ações do Itaú (ITUB4) agora? O que esperar do balanço do 1º trimestre?

Confira as expectativas para os resultados do Itaú nos três primeiros meses de 2025 e as recomendações do mercado para ITUB4 neste momento

Empresas citadas na reportagem:

Na atualização da carteira do Ibovespa válida a partir de 5 de maio, a ação preferencial do Itaú Unibanco (ITUB4) passa a ter o segundo maior peso individual no índice da B3, à frente do papel preferencial da Petrobras (PETR4) e atrás apenas da Vale (VALE3).

O movimento ocorre na semana em que divulga o balanço do 1º trimestre de 2025. O banco apresenta seus resultados de janeiro e março na próxima quinta-feira (8) após o fechamento dos negócios. Os números serão detalhados pelos executivos no dia seguinte em conferência com analistas de mercado.

O que esperar do balanço do Itaú no 1º trimestre?

O consenso do mercado aponta que o Itaú terá um lucro recorrente de R$ 11,073 bilhões referente ao primeiro trimestre de 2025, o maior do setor bancário. Isso equivale a um aumento de 13,3% em relação ao lucro do mesmo período de um ano antes.

Em 2025 até a sessão desta sexta-feira (2), ITUB4 acumula valorização acima de 30%. Segundo o próprio o Itaú, dos 17 analistas que acompanham o papel, 13 seguem com recomendação de compra, enquanto outros quatro sugerem manutenção.

ITUB4: destaque na carteiras de ações recomendadas de maio

Itaú (ITUB4) figura nas principais carteiras de ações recomendadas do mercado para maio. Confira a seguir os destaques.

BTG Pactual

“Continuamos a acreditar que o desempenho superior do Itaú em relação a seus pares ainda não parece precificado nas ações, especialmente considerando seu posicionamento estratégico superior, transformação digital e qualidade de gestão, afirmou o BTG em relatório

Os analistas citam, por exemplo, ganhos potenciais da iniciativa One Itaú, juntamente com um foco mais forte em eficiência, que deve acelerar nos próximos dois a três anos.

Com isso, o BTG acredita que o Itaú começará a obter ganhos significativos de eficiência em suas operações varejistas. E isso permitirá que o ROE (rentabilidade sobre o patrimônio, um indicador de como bancos remuneram o capital de seus acionistas) aumente a diferença em relação aos rivais.

Portanto, o BTG manteve ITUB4 na carteira recomendada de ações para maio e como principal escolha entre os grandes bancos estabelecidos.

BB Investimentos

“Acreditamos que os resultados do primeiro trimestre de 2025 trarão números que atestam a consistência do banco, cujo balanço lhe credencia a navegar de forma serena em um ano que promete um conjunto de desafios maior do que o anterior, com fôlego e resiliência para a consolidação do posto de grande banco de varejo mais rentável do país.

Um novo ciclo de alta na inadimplência, que o ambiente inflacionário e de alta nos juros deve inevitavelmente instalar, deve voltar a dominar as pautas setoriais e, nesse contexto, enxergamos o Itaú como um representante bem-posicionado para navegar tal cenário adverso”, afirmou a BB Investimentos.

Santander Research

A estratégia “figital” (físico + digital), que busca integrar agências físicas e empreendimentos digitais, é um diferencial entre os grandes bancos brasileiros, avaliou o Santander Research.

Recentemente, os analistas apresentaram o preço-alvo (2025) para ITUB4 de R$ 41,00, mantendo a recomendação de compra – inclusive uma das preferências do setor. Isso implica potencial de valorização de cerca de 17% em relação aos preços atuais.

Olhando para o futuro, o Santander Research prevê que o Itaú voltará a acelerar a concessão de empréstimos em segmentos específicos, principalmente agora que estabilizou a inadimplência de sua carteira de crédito.

“Prevemos também que o margem com clientes (NII, na sigla em inglês) crescerá dois dígitos, impulsionado pela melhoria dos spreads”, diz trecho do relatório.

Os analistas também acreditam que um novo ciclo de crédito deve resultar em aumento das comissões bancárias, fatia da receita em que pode acelerar.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas