Ações em alta: Brava Energia (BRAV3) sobe com entrada do BTG Pactual; Raia Drogasil recua 6%

Brava Energia (BRAV3) dispara entre ações em alta com entrada de fundo do BTG Pactual como acionista relevante; veja melhores e piores hoje

Fruto de junção da Enauta e 3R, Brava Energia enfrenta dívidas e desafios para pagar dividendos. Foto: Divulgação/Enauta
Fruto de junção da Enauta e 3R, Brava Energia enfrenta dívidas e desafios para pagar dividendos. Foto: Divulgação/Enauta

As ações da Brava Energia (BRAV3) dominaram o ranking de ativos em alta no Ibovespa nesta quarta-feira (16). A petroleira júnior disparou no índice após o aumento de participação do BTG Pactual, pelo fundo Yellowstone, no capital social da empresa. Agora o Yellowstone detém 5,29% dos papéis da companhia.

Por outro lado, as ações da Raia Drogasil (RADL3) despencaram nesta quarta, em meio à decisão da Anvisa de limitar venda do Ozempic somente para pacientes com receita médica. Além disso, a bolsa registrou queda na maior parte dos ativos listados, seguindo baixa das bolsas de Nova York.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Confira as principais ações em alta e em baixa hoje.

Brava (BRAV3) se recupera com BTG e petróleo no radar

As ações da Brava despontaram como principal alta do Ibovespa desde o início da manhã. O principal fator que impulsionou o ativo foi a entrada do Fundo Yellowstone como acionista relevante da empresa.

Últimas em Ações

Além disso, o preço do barril de petróleo avançou no dia, com crescimento acima do previsto do PIB da China. A economia do país asiático cresceu 5,4% no primeiro trimestre, enquanto a previsão do mercado, medida pela Bloomberg, era de expansão de 5,1%.

O contrato futuro do barril de petróleo Brent para junho subiu 2% no exterior, cotado hoje a US$ 66.

Ações de petroleiras subiram no Ibovespa hoje. Além da Brava, PetroReconcavo (RECV3) e Prio (PRIO3) foram destaques entre as dez melhores ações do Ibovespa.

O setor de frigoríficos também subiu. Minerva (BEEF3) e Marfrig (MRFG3) despontaram no setor após notícias de que os Estados Unidos podem enviar fiscais sanitários para a inspeção de plantas de abate no País.

Veja as principais ações em alta a seguir:

  1. Brava Energia ON (BRAV3): +5,40%
  2. Minerva ON (BEEF3): +4,35%
  3. MRV ON (MRVE3): +3,22%
  4. Marfrig ON (MRFG3): +2,38%
  5. Fleury ON (FLRY3): +2,23%
  6. Usiminas PNA (USIM5): +2,20%
  7. PetroReconcavo ON (RECV3): +2,00%
  8. Telefônica Brasil ON (VIVT3): +1,81%
  9. Ambev ON (ABEV3): +1,68%
  10. Prio ON (PRIO3): +1,12%

Ações em queda: Raia Drogasil (RADL3) despenca no Ibovespa

A Raia Drogasil (RADL3) teve o pior desempenho do Ibovespa hoje, com queda de mais de 6% na ação ordinária.

A que veio em resposta à determinação da Anvisa de que a venda do medicamento será feita mediante apresentação de receita médica. A decisão envolve todos os medicamentos que fazem uso da semaglutida.

Embraer ON (EMBR3) também recuou no dia. O papel teve a segunda pior queda da bolsa, com relatório do BTG Pactual colocando em xeque a notícia da suspensão dos contratos da China com a fornecedora americana Boeing. O relatório questionava os benefícios para a Embraer, que não são tão claro e nem de curto prazo.

A Eletrobras (ELET3) também registrou baixa de mais de 3% no índice, motivada pela eleição do conselho de administração que ocorre hoje na companhia.

Por fim, a Vale (VALE3) teve o maior recuo no Ibovespa. As ações caíram mais de 2% após a companhia reportar queda de produção e preço de minério de ferro vendido no primeiro trimestre.

Confira a seguir as principais ações em queda:

  1. Raia Drogasil ON (RADL3): -6,45%
  2. Embraer ON (EMBR3): -3,71%
  3. CSN Mineração ON (CMIN3): -3,36%
  4. Vivara ON (VIVA3): -3,34%
  5. Eletrobras PNB (ELET6): -3,31%
  6. IRB Brasil Resseguradora ON (IRBR3): -2,91%
  7. Equatorial ON (EQTL3): -2,88%
  8. Eletrobras ON (ELET3): -2,78%
  9. Alpargatas PN (ALPA4): -2,72%
  10. Vale ON (VALE3): -2,32%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS