Casa de análise

Casa de análise ou casa de research é uma empresa regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que vende análise e recomendação de investimentos, principalmente para investidores pessoas físicas, também chamados de minoritários.

Cada casa de análise tem em seus quadros analistas com CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), que é concedido por uma instituição chamada Apimec (Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). São esses analistas – e somente eles – que fazem recomendações de investimento. A casa de análise pode ser independente, ou seja, não ter relação com outra instituição, ou pode ser ligada a um banco, por exemplo. Em todas elas, o investidor paga mensalidade e tem direito a receber, além das recomendações de investimento, relatórios, newsletters, dicas pontuais sobre uma ação específica, uma tendência de investimentos e cursos. 

Quem são os analistas?  

O analista que queria ter CNPI precisa passar por dois exames (Conteúdo Brasileiro e Conteúdo Global), com questões teóricas e técnicas. Ali são abordados temas como: sistema financeiro nacional, mercado de capitais, mercado de renda fixa, mercado de derivativos, conceitos econômicos, conduta e relacionamento, governança corporativa, relações com investidores e sustentabilidade. A única exigência para prestar o CNPI é ter faculdade concluída, em qualquer área. Mas não pense que seja fácil passar no exame.  

Um analista CNPI é um profissional qualificado e bastante valorizado pelo mercado. Ele pode trabalhar em várias áreas, como consultoria, análise e pesquisa financeira, investment banking, finanças corporativas, administração de riquezas, relações com investidores e operações no mercado financeiro e de capitais. 

Casa de análise ou Netflix? 

Uma nova onda invadiu as casas de análise no Brasil: a produção de filmes e documentários sobre pessoas que influenciam o mercado financeiro, ou sobre novos investimentos (em cannabis, por exemplo). Algumas delas, inclusive, estão migrando para o streaming, que é um modelo de distribuição digital e as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador. Há oito anos, havia duas casas de análise no Brasil. Mas, com a queda dos juros, os investidores sentiram necessidade de diversificar suas carteiras e até arriscar um pouco mais. Foi então que houve uma proliferação das casas de análise, que já chegam a quase dez atualmente. 


Você também pode gostar
POR
Lucas Andrade 08 maio. 2025, 10:10

Itaú vê Copom entre pausa no ciclo e nova alta de 0,25 ponto da Selic

Banco avalia que discussão sobre um eventual ciclo de afrouxamento da Selic pode ser antecipada

POR
Aluísio Alves 07 maio. 2025, 19:40

Análise: Após Trump, Copom acena com pausa no ciclo de aumento de juros

Com guerra comercial iniciada pelos EUA, diretores do BC agora veem um balanço mais equilibrado de riscos para a inflação

4 min.
POR
Redação IF 07 maio. 2025, 07:55

PRIO3: lucro líquido sobe 54% no 1º trimestre, impulsionado pela valorização do real

A petroleira Prio registrou lucro líquido de US$ 344,7 milhões no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 54% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela valorização do real e aumento na produção.

POR
Renato Jakitas 06 maio. 2025, 13:13

Por que as ações do GPA (PCAR3) derreteram no pregão desta terça-feira?

Papéis do Pão de Açúcar refletiram desempenho financeiro no 1º trimestre de 2025 e escolha de um novo conselho de administração

POR
Aluísio Alves 05 maio. 2025, 17:17

Dividendos extraordinários agora podem não ser a melhor alternativa, alerta um dos maiores CFOs do Brasil

Marcelo Bacci, vice-presidente do Ibef-SP e executivo da Vale, afirma que as empresas devem se preocupar mais com a liquidez financeira, ampliando o caixa neste momento

POR
Renato Jakitas 05 maio. 2025, 13:41

Ciclo de alta da Selic pode acabar nesta reunião do Copom?

Confira quem diz que sim e quem espera um aperto adicional na taxa básica de juros

4 min.
POR
Fabio Gallo 04 maio. 2025, 10:29

Minerais críticos e estratégicos: um novo tipo de Guerra Fria

Brasil pode se tornar um protagonista global caso saiba aproveitar as oportunidades criadas pelas mudanças geopolíticas

7 min.
Clique e veja mais
Pular para a barra de ferramentas