Nasdaq

A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma Bolsa de Valores localizada em Nova York, nos Estados Unidos. Pelo seu volume de negociações, é considerada uma das maiores do mundo. Mais de 3 000 companhias estão listadas na Nasdaq, entre elas Facebook, Apple, Microsoft e Amazon. E é aí onde está o diferencial da Nasdaq: os papeis que ela negocia são de empresas que têm a tecnologia como foco de seus negócios.

Um exemplo para você entender a Nasdaq 

Em dezembro de 2020, o Airbnb, site de reserva de acomodações, fez sua estreia na Nasdaq. A empresa fez o IPO e passou a comercializar ações na Bolsa americana. Com isso, os investidores puderam se tornar sócios da companhia. Em seguida, essa foi a maior oferta pública inicial de ações do ano nos Estados Unidos. Além disso, empresas como DoorDash e Snowflake também abriram capital na Nasdaq.

Como tudo começou? 

Órgãos reguladores do mercado criaram a Nasdaq em 1971.O objetivo era trazer um ambiente mais transparente, moderno e seguro de regulamentação, principalmente para empresas de tecnologia e setores menos tradicionais.  

Criou-se um sistema de negociação totalmente eletrônico – diferentemente da NYSE, principal concorrente da Nasdaq. Realizou-se o primeiro pregão da Nasdaq em 8 de fevereiro de 1971. Neste dia, negociaram-se mais de 2.500 ações.

A Nasdaq ainda teve um grande destaque entre os anos 1997 e 2000, quando aconteceu a bolha da internet. Foi nessa época em que novas empresas de tecnologia registraram uma forte alta de ações com o superaquecimento do mercado financeiro americano. Entre 2000 e 2002, investidores se deram conta de que as especulações cresciam sem grandes fundamentos, o que provocou um enorme volume de vendas. Foi então que o principal índice da Nasdaq caiu mais de 75%. Mais tarde, em 2008, a Nasdaq sofreu novamente um período de quedas com a crise do subprime.  

Atualmente, a Bolsa abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Google, Netflix, Amazon e Starbucks. Ela funciona como um “termômetro” no mercado financeiro, com bilhões de dólares sendo negociados diariamente.  

Cinco curiosidades sobre a Nasdaq 

  1. Por ter nascido em um ambiente digital, a Nasdaq nunca adotou o tradicional pregão viva voz, onde negociavam ativos em um grande galpão. Tudo acontece online, em um sistema eletrônico de alta segurança. 
  1. Além disso, o funcionamento da Nasdaq é diferente do de Bolsas como a B3 e NYSE. Nela, as negociações acontecem pelo modelo “dealer’s market”, onde os investidores não negociam entre si. Contudo, um negociador faz as compras e vendas dos ativos.  
  1. Cerca de 1,8 bilhão de negociações acontecem diariamente na Nasdaq. Na sua principal concorrente, a NYSE, são cerca de 1,46 bilhão de negociações. Isso acontece, principalmente, pela presença das maiores empresas do mundo, como Google e Microsoft, que têm suas ações muito negociadas. 
  1. A sede da Nasdaq fica na Time Square, em Nova York. A bolsa de valores é tão conhecida que se tornou uma atração turística entre os visitantes. O famoso telão em frente ao prédio destaca as empresas listadas e outras informações relevantes. 
  1. Em 2016, a Nasdaq anunciou a chegada da primeira mulher a liderar uma bolsa de valores nos Estados Unidos: a empresária Adena Friedman. 

Você também pode gostar
POR
Thiago Sousa 07 abr. 2025, 12:04

Trump pode adiar tarifas, causando volatilidade nos mercados globais

Notícias sobre um possível adiamento das tarifas de Trump geraram forte volatilidade nos mercados globais e domésticos nesta segunda-feira, com os índices acionários oscilando entre ganhos e perdas significativas.

2 min.
POR
Bruno 06 abr. 2025, 22:00

Ibovespa resiste à queda de Wall Street após novas tarifas de Trump

Enquanto Wall Street sofre com o anúncio de novas tarifas de Trump, o Ibovespa mostra resiliência, impulsionado pela alta de ações de bancos, apesar da queda de Petrobras e Vale.

2 min.
POR
Redação IF 06 abr. 2025, 21:24

Bolsa de Tóquio despenca 1,9% em meio a guerra comercial

A Bolsa de Tóquio abriu em queda de 1,9%, atingindo seu menor nível em oito meses, impulsionada por um movimento massivo de vendas em diversos setores, reflexo da guerra comercial global.

POR
Thiago Sousa 24 mar. 2025, 16:46

Ouro fecha em queda com alta das bolsas americanas e dólar forte

O preço do ouro caiu hoje, impulsionado pela realização de lucros e a busca por ativos de risco, enquanto as bolsas americanas e o dólar registravam alta.

POR
Thiago Sousa 24 mar. 2025, 12:20

Bitcoin dispara após notícia de tarifas americanas mais brandas

O Bitcoin subiu após anúncio de exclusões em tarifas de Trump e com a manutenção das projeções do Federal Reserve. Indicadores de mercado também apontam para reversão de tendência.

3 min.
POR
Redação IF 12 mar. 2025, 09:47

Eike Batista tenta retomar controle da OSX

OSX recebeu pedido de convocação de assembleia por parte de Eike Batista

POR
Redação IF 12 mar. 2025, 08:16

Tarifas de aço e alumínio nos EUA impulsionam ações de siderúrgicas

As novas tarifas sobre aço e alumínio de Donald Trump impactam o mercado nesta quarta-feira (12). Siderúrgicas comemoram alta, mas montadoras temem consequências

POR
Aluísio Alves 12 mar. 2025, 07:00

Após derrocada, Goldman Sachs vê ações do Nubank baratas; BTG desiste de apostar contra

Banco americano projeta potencial de valorização de cerca de 70% dos papéis do Nu em 12 meses; BTG desmonta operação vendida

POR
Redação IF 11 mar. 2025, 13:15

Ação da Pague Menos ‘vira’ durante divulgação de resultados e passa a despencar

A ação da Pague Menos sofreu forte queda após a divulgação dos resultados do 4º trimestre de 2024, com destaque para o recuo no lucro líquido e aumento de despesas.

4 min.
Clique e veja mais
Pular para a barra de ferramentas