Receita paga nesta sexta R$ 314 milhões a brasileiros que caíram na malha fina

A Receita Federal deposita ao longo desta sexta-feira (28) mais um lote de restituição do Imposto de Renda 2024 a contribuintes que ficaram retidos na malha fina. São 105.919 contribuintes que tiveram as declarações contestadas, deram explicações ou fizeram os ajustes devidos, e agora podem receber o dinheiro que estava parado.
Ao todo, são R$ 314,37 milhões pagos hoje. Assim como ocorre nos lotes regulares, a Receita também deu prioridade na restituição após a malha fina aos que possuem direito legal. Ou seja, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental, portadores de moléstia grave e professores. Esse grupo corresponde a 27.539 contribuintes que recebem hoje.
Entre o público geral, o pagamento prioritário é reservado a quem usou a declaração pré-preenchida ou selecionou o Pix como método de pagamento da restituição.
E se eu não recebi a restituição do Imposto de Renda ainda?
Os pagamentos são feitos ao longo do dia. Portanto, a compensação bancária pode ocorrer apenas no final desta sexta-feira. Contudo, é importante saber que a Receita Federal faz o pagamento apenas na conta bancária do titular e se não há conflito de informações.
Se isso ocorrer, por exemplo, porque uma conta foi desativada, o contribuinte deve reagendar o crédito pelo Portal BB.
Além disso, também pode fazer esse procedimento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não fizer o procedimento em até um ano, deve acessar o Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em ‘Solicitar restituição não resgatada na rede bancária’.
Como consultar se eu tenho direito e se estou na malha fina?
O processo para consulta é simples. Você deve acessar a página ‘Consulta de Restituição‘ do site da Receita Federal. Basta clicar no link acima.
Depois disso, se deve informar o CPF do declarante, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração.
Caso o contribuinte não esteja na lista, ele também pode acessar o e-CAC e pedir o extrato da declaração. Ali, caso ainda exista alguma pendência, a informação estará disponível e será possível fazer o ajuste.
Leia a seguir