Como declarar o Imposto de Renda 2025 pelo celular? Veja passo a passo

A Receita Federal colocou no ar no início de abril a plataforma Meu Imposto de Renda, que permite que os contribuintes façam a declaração online pelo computador ou pelo celular. Mas como declarar o Imposto de Renda pelo celular? São todos os contribuintes que podem declarar pelo smartphone?
Antes de mais nada. Não há restrições para declarar o Imposto de Renda pelo celular. A Receita afirma que a intenção é que todas as declarações sejam online num futuro próximo, abandonando o download de um programa para computadores, mas isso não é a realidade. Ainda.
De acordo com a autarquia, “ainda” não é possível informar por esse sistema as operações com renda variável, ganho de capital (GCAP) e atividade rural. Tirando quem se enquadra em um ou mais desses três itens, os demais contribuintes podem declarar pelo Meu Imposto de Renda, online pelo computador ou pelo celular.
Onde declarar o Imposto de Renda 2025 pelo celular?
Até o ano passado, o Meu Imposto de Renda era um aplicativo próprio, que foi descontinuado. A partir de 2025, o acesso ocorre por meio do app da Receita Federal, disponível para os sistemas Android e iOS (iPhone).

Uma vez com o app instalado no celular, você deve fazer o login com a conta Gov.br. Um ponto importante: a conta precisa ser dos níveis ‘Prata’ ou ‘Ouro’. O contribuinte pode aumentar o nível usando, por exemplo, a sua conta em um banco, a CNH ou a carteira de identidade.
Logo ao acessar o aplicativo, a opção ‘Meu Imposto de Renda’ aparecerá logo abaixo do CPF. Basta clicar sobre ela e o contribuinte será redirecionado ao site da Receita Federal para continuar a declaração.

Declaração pré-preenchida é carregada automaticamente
Outra aposta da Receita Federal para o futuro da declaração do IRPF, a declaração pré-preenchida é carregada automaticamente quando o contribuinte acessa pelo Meu Imposto de Renda, pelo celular ou pelo computador.
De acordo com a Receita, é a declaração com “conceito de revisão”. Ou seja, o contribuinte fica menos responsável por informar suas rendas, bens e pagamentos e mais dotado da missão de revisar as informações que já constam no sistema.
Ao acessar, o contribuinte verá o seu histórico de declarações. Para preencher a deste ano, basta selecionar ‘IRPF 2025’ e depois ‘Preencher declaração’.
Diferentemente do tradicional Programa Gerador de Declaração (PGD), o programa para computadores, aqui exibem-se juntos os rendimentos, divididos por natureza e não por forma de tributação.
Como declarar o Imposto de Renda 2025 pelo celular?
Há fichas que o contribuinte deve preencher:
- Pessoas: Dados cadastrais do contribuinte e informações sobre dependentes e alimentandos.
- Rendimentos: Todos os rendimentos recebidos, tributáveis ou não.
- Pagamentos e doações: Pagamentos feitos em 2024, incluindo médico, plano de saúde, escola e planos de previdência.
- Patrimônio: Bens, direitos e dívidas, incluindo imóveis e automóveis.
- Destinação na declaração: Doações que podem ser feitas na declaração para reduzir o imposto a pagar diretamente para a Receita ou para aumentar a restituição.
- Resumo: Panorama geral da sua declaração. Totais calculados de impostos devidos, retidos na fonte e a pagar (ou restituir)

Por fim, há o botão ‘Enviar declaração’, para formalizar a entrega para a Receita Federal. Mas não faça isso antes de conferir os itens que aparecem abaixo.
São quatro:
- ‘Declaração original’. Nesse campo aparecerão erros e avisos, caso existam. Se tiver algum apontamento, você deve acessá-lo e corrigi-lo antes de declarar.
- ‘Opção pela tributação’. É o campo para optar entre ‘Deduções Legais’ e ‘Desconto Simplificado’. Aqui, o conselho dos especialistas é simples: opte por aquele que lhe dá a melhor condição, seja uma restituição maior ou um imposto menor a pagar.
- ‘Destinações na declaração’. Item que fala quanto o contribuinte pode destinar a entidades sociais, o que pode ser feito um pouco mais acima, no botão com o mesmo nome.
- ‘Alíquota efetiva’. Espaço para que o contribuinte saiba quanto percentualmente, ao final de toda a conta, está pagando em Imposto de Renda ao Fisco.
Um alerta importante: no topo, à direita, há um triângulo com ponto de exclamação. Se houver alguma notificação, isso significa erro ou inconsistência. Clique, confira e faça a correção antes de enviar a declaração.
Como declarar o Imposto de Renda 2025
Dispositivo | Ferramenta | Como declarar | Quem pode declarar |
Computador | Programa Gerador de Declaração (PGD) | Faça o download do PGD 2025 no site da Receita Federal. Depois, instale o programa em seu computador, faça login com a conta Gov.br e proceda o preenchimento das fichas. | Todos |
Computador | Meu Imposto de Renda | Faça a declaração online direto no site do Meu Imposto de Renda, acessando a conta Gov.br nos níveis ‘Prata’ ou ‘Ouro’. | Não permite renda variável, ganho de capital (GCAP) e atividade rural. |
Celular | Meu Imposto de Renda | Faça a declaração pelo aplicativo Receita Federal, disponível para Android e iOS. Acesse com a conta Gov.br nos níveis ‘Prata’ ou ‘Ouro’. | Não permite renda variável, ganho de capital (GCAP) e atividade rural. |
Leia a seguir