Como cuidar da saúde do seu corpo sem prejudicar as finanças?

O ditado 'prevenir é melhor do que remediar' é a regra do jogo, dizem especialistas, mas só isso não basta; veja 4 dicas para cuidar da sua saúde e do bolso

Os brasileiros estão gastando mais com a própria saúde. É o que apontam pesquisas do IBGE, que mostram um aumento na proporção que o setor de saúde ocupa no PIB. Esse dado passou de 8% em 2010 para 9,7% em 2021, ano dos dados mais recentes.

De acordo com especialistas ouvidos pela Inteligência Financeira, há uma intenção dos brasileiros em ter cada vez mais cuidados com a saúde, especialmente em prevenção. Matematicamente, faz sentido. O ditado que diz que prevenir é melhor do que remediar vale para as suas finanças. Contudo, não deve ser um mantra para usar de forma acrítica. Os gastos devem ser inteligentes e caber no seu orçamento.

“É difícil ter essa consciência de que, se a saúde se tornar uma prioridade, você pode precisar abrir mão de outras coisas. Para abarcar essas despesas você pode precisar reduzir gastos com bares e restaurantes ou até mexer em custos fixos”, afirma Eliane Tanabe, planejadora financeira CFP pela Planejar.

Como cuidar da saúde financeira e do corpo?

Juan Valenciano, diretor médico do Centro Médico Pastore, explica, então, que a palavra de ouro da medicina hoje é prevenção. O maior exemplo, explica ele, é a vacinação. Ele cita um estudo que mostra que uma cobertura vacinal acima de 70% para o HPV na Região Amazônica teria um aumento de custo-efetividade de US$ 825 para cada ano de vida ganho.

A lógica vale para o SUS, vale para os planos de saúde, que gastam menos quando há a prevenção, e vale para a sua sua saúde. Para Valenciano, a grande dica para que você faça um bom investimento em saúde preventiva é escolher um médico clínico geral para acompanhar, ano após ano, a sua saúde e te indicar consultas, exames e outras especialidades necessárias.

Ter o acompanhamento de um especialista vai te ajudar a evitar gastos desnecessários. A planejadora Eliane Tanabe afirma que a ideia geral de investir em prevenção pode levar a gastos além da conta, com produtos e serviços que podem não ser realmente eficazes.

4 dicas para cuidar da sua saúde e do bolso

A pedido da Inteligência Financeira, Eliane listou 5 pontos para te ajudar a cuidar bem da sua saúde física sem prejudicar a sua saúde financeira.

1 – Listar quais os pontos da sua saúde precisam de um olhar mais atento ou necessitam de um acompanhamento preventivo. Por exemplo, uma eventual pré-disposição a uma doença específica.

2 – Usar bem o plano de saúde que já está pago. Priorizar médicos especialistas que estejam na base do banco de cadastros.

3 – Analisar os gastos de forma ampla e identificar o que pode ser reduzido ou cortado para financiar investimentos em saúde preventiva.

4 – Analisar seu orçamento familiar e entender quais gastos podem ser otimizados para contribuir com a saúde preventiva. Por exemplo, alimentação. Direcionar parte dos gastos com comida para alimentos saudáveis pode ser uma forma eficaz de fazer esse cuidado sem abrir mais o bolso.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas